Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica

DSpace Repository

A- A A+

Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Dulce Márcia pt_BR
dc.contributor.author Azevedo, Victor de Abreu pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T10:18:54Z
dc.date.available 2012-10-26T10:18:54Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 300915 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96260
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract A partir de uma proposta de Mídia-Educação, esta dissertação teve como objetivo propor um instrumento para análise pedagógica dos jogos eletrônicos (JEs). Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão de literatura sobre JEs tratando de questões como o aprendizado nos JEs, a metodologia de análise de JEs, e as dificuldades para a utilização dos JEs na escola. A partir da literatura e da realização de etapas pré-teste e teste com alunos e professores que utilizaram o instrumento em construção para analisar JEs, foi elaborada a nossa proposta de instrumento. O instrumento de análise teve boa avaliação dos seus usuários, que apontaram êxito em sua finalidade. Novas pesquisas, agora em situações concretas de uso pedagógico do instrumento para levar JEs para a escola com a mediação de professores, podem contribuir para avaliar e aprimorar o instrumento. pt_BR
dc.description.abstract From a media-education proposal, this work aims to develop and propose a pedagogical tool for the analysis of electronic games (EGs). To achieve this goal, a literature review of EGs dealing with issues such as learning in EGs, the analysis methodology of EGs, and the difficulties for the use of EGs at school is held. From the data collected by reviewing literature and conducting pre-test and test steps with students and teachers who utlize the instrument to analyze EGs, our proposal was developed. The analysis tool had a good evaluation from their users, which showed successful in its purpose. New research in concrete situations of pedagogical use of the instrument to get EGs to school with the mediation of teachers can help to assess and improve the instrument. en
dc.format.extent 232 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Jogos eletronicos pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
300915.pdf 4.595Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar