Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Franzoni, Ana Maria Bencciveni pt_BR
dc.contributor.author Machado, Elizandra pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T10:00:59Z
dc.date.available 2012-10-26T10:00:59Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 302414 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96228
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.description.abstract As organizações estão passando por constantes transformações e gradualmente incorporando elementos da sociedade do conhecimento. Tem-se observado que a mudança entre o contexto baseado na era industrial e o da sociedade do conhecimento não é muito simples. Considerando-se que a criação de um novo empreendimento é precedida por um Plano de Negócio e que neste momento a organização ainda está menos sujeita a padrões e a uma cultura arraigada, é oportuno incorporar elementos da Gestão do Conhecimento (GC) já nesta fase. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral evidenciar a importância da incorporação da GC na elaboração de Planos de Negócios. A pesquisa classifica-se como aplicada, qualitativa, bibliográfica e exploratória. Para o alcance dos objetivos propostos, o procedimento metodológico contempla as seguintes etapas: referencial teórico, no qual são abordados conceitos de Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Planos de Negócios e são extraídos os aspectos que evidenciam a importância da GC em Planos de Negócios; comprovação, feita com especialistas (gestores de empresas, consultores organizacionais e professores universitários) para buscar a concordância, ou não, com os aspectos encontrados; e análise dos dados da pesquisa. A partir da literatura, foram identificados 15 aspectos que evidenciam a importância da GC em Planos de Negócios, os quais foram submetidos para comprovação dos especialistas. Houve a concordância da maioria dos especialistas evidenciando a importância da inclusão da GC na elaboração de Planos de Negócios. Nesse contexto, a presente dissertação contribui com uma nova visão de Planos de Negócios na sociedade do conhecimento, em que o empreendedor terá a oportunidade de adotar novas formas de gerir o conhecimento em seu futuro empreendimento. pt_BR
dc.description.abstract Organizations are in constant transformation and gradually incorporating elements of the knowledge society. Has been observed that the change between the context based on the industrial era and the knowledge society is not simple. Considering that the creation of a new venture is preceded by a the Business Plan and that at this moment the organization is still less subject to standards and to an ingrained culture, it is appropriate to incorporate elements of Knowledge Management (KM) at this stage. Thus, this research aims to highlight the importance of incorporating KM in the preparation of Business Plans. The survey is classified as applied, qualitative, bibliographic, and exploratory. To achieve the proposed objectives, the methodological procedure includes the following steps: theoretical framework in which the concepts of Knowledge Management, Entrepreneurship and Business Plans are convered and there are extracted the points that highlight the importance of KM in Business Plans; confirmation, made with experts (business managers, organizational consultants and academics) to seek agreement (or not) with the found aspects; and analysis of research data. From the literature were identified 15 points that highlight the importance of KM in Business Plans, which were submitted to experts. Was found an agreement from most experts, highlighting the importance of inclusion of KM in the preparation of Business Plans. In this context, this research contributes with a new vision of Business Plan in the knowledge society, in which the entrepreneur will have the opportunity to adopt new ways of managing knowledge in their future endeavor. en
dc.format.extent 110 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Empreendedorismo pt_BR
dc.subject.classification Negocios pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Empreendimentos pt_BR
dc.title Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
302414.pdf 1.239Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar