Oral development in english as a foreign language: perceptions of distance education students on resources and activities

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Oral development in english as a foreign language: perceptions of distance education students on resources and activities

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tumolo, Celso Henrique Soufen pt_BR
dc.contributor.author Kremer, Marcelo Martins pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T09:25:44Z
dc.date.available 2012-10-26T09:25:44Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 310060 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96166
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Inglês pt_BR
dc.description.abstract In 2009/2, the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) establishes a new program entitled Curso de Licenciatura em Letras - Inglês, via distance learning (DL), having as objective the education of future English teachers. The present research aims at investigating how students of the program, taking the courses Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa IV and Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa V perceive the use of the resources and activities aiming at the development of their linguistic skills in English. The data were collected from 25 students of those courses who answered an online questionnaire, which was composed by closed questions and, mostly, by closed questions with justification. Among those 25 participants, 5 were chosen to participate in a second data collection process, a semi-structured interview. The data analysis consisted of careful reflection and interpretation of that data. That analysis reveals that the participants perceive both main resources, and the activities developed with them, to be adequate for developing their oral production skill in different aspects. The participants perceived the Final Projects as an opportunity for them to focus on matters related to accuracy, such as the opportunity of working on grammar and pronunciation. On the other hand, the Skype Chats, were perceived by the participants as positive as they give them the opportunity to formulate sentences quickly and spontaneously in the target language. pt_BR
dc.description.abstract No segundo semestre de 2009, o Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da UFSC abre um novo programa chamado "Curso de Licenciatura em Letras - Inglês", na modalidade a distância, tendo como objetivo a formação de futuros professores de inglês. Essa pesquisa busca investigar como alunos do curso, matriculados nas disciplinas Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa IV e Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa V percebem o uso dos recursos e das atividades que objetivam desenvolver suas habilidades linguísticas em Inglês. Os dados foram coletados com 25 alunos dessas disciplinas que responderam um questionário online composto por questões fechadas e, na sua maioria, questões fechadas com espaço para justificativas. Desses 25 participantes, 5 foram escolhidos para participar de uma segunda coleta de dados em forma de entrevista semi-estruturada. A análise dos dados consiste em uma reflexão e interpretação cuidadosa dos dados. A análise revelou que os participantes percebem os dois recursos principais, e as atividades desenvolvidas com eles, como adequadas para o desenvolvimento da habilidade de produção oral em diferentes aspectos. Os participantes perceberam os Final Projects como uma oportunidade para focar em aspectos relacionados a precisão, como a oportunidade de trabalhar gramática e pronúncia. Por outro lado, com os Skype Chats, foi percebido como positivo pelos participantes a oportunidade que o recurso trás de formular frases rapidamente e espontaneamente na língua alvo. en
dc.format.extent 196 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Metodo de estudo pt_BR
dc.title Oral development in english as a foreign language: perceptions of distance education students on resources and activities pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
310060.pdf 2.058Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar