Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais

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Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de pt_BR
dc.contributor.author Fernandes, Roberto Fabiano pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T08:58:15Z
dc.date.available 2012-10-26T08:58:15Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 301315 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96116
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.description.abstract As organizações convivem em um ambiente extremamente competitivo e necessitam conquistar cada vez mais mercados e alcançar vantagens competitivas sustentáveis. Neste sentido, a identificação de oportunidades é cada vez mais relevante a essas organizações, que necessitam estar em processo contínuo de inovação. Por outro lado, nota-se que grande parte do conhecimento sobre as organizações e seus produtos ou serviços estão disponíveis nas redes sociais. Como característica inerente às redes sociais, o crescente tráfego de dados e informações apresentado pelas redes pode conter os conhecimentos necessários para alimentar o processo de inovação, principalmente no que se refere a fase de identificação de oportunidades. Desta forma, este trabalho discorre sobre a importância do processo de inovação para as organizações, dando ênfase a uma de suas fases, propondo um modelo de aquisição do conhecimento disponível no conhecimento prévio do empreendedor e no conhecimento existente nas redes sociais. Integram o modelo a técnica de análise de conteúdo, o modelo CESM e a metodologia CommonKADS. A análise de conteúdo é empregada na descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo manifesto pela aplicação de uma entrevista, que tem por objetivo interpretá-la. Já o modelo CESM e a metodologia CommonKADS foram aplicados em conjunto e proporcionaram a elicitação de elementos organizacionais envolvidos na concepção de sistemas baseados em conhecimento. Por fim, foi proposto um modelo composto de procedimentos metodológicos pertencentes à gestão e à engenharia do conhecimento para a aquisição do conhecimento organizacional, voltados à identificação de oportunidades nas redes sociais. pt_BR
dc.description.abstract Organizations coexist with extremely competitive environment and they need to conquer more and more commodities and achieve competition. In this sense the advantage to identify opportunities in more and more relevant to these organizations that need to be in a continuous process of innovation. On the other hand, we perceive that great part of knowledge over the organization and their products or services are available in social nets. As inherent characteristic to social nets, the grouving trade of data and technology presented by nets can hold the necessary knowledge to supply the innovation process, mainly regarding to the opportunity identification. So that, this job deal over significance of the innovation process giving relevance to one of its phases, aiming an acquisition standard of knowledge available in the previous entrepreneurs knowledge and in the existing knowledge in social nets. It forms the exemplar and the technique of content analyses, the model CESM and CommonKads methodology. The content analysis is utilized in the objective description, systematic and quantitative of the contents by an interview application which main is to perform itself. From now on the model CESM and CommonKads methodology have been applied in a set and they have provided elicitation of organizational elements involved in the conception of systems that are based in knowledge. As last it has been proposed a model compounded by methodological procedures for management and engineering of knowledge to acquire the organizational knowledge to identify business opportunities in social nets. en
dc.format.extent 228 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas) pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.subject.classification Redes sociais on-line pt_BR
dc.subject.classification Negocios pt_BR
dc.title Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Souza, João Artur de pt_BR


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