dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Daros, Maria das Dores |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Modesti, Tatiane |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-26T07:54:02Z |
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dc.date.available |
2012-10-26T07:54:02Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
300001 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96002 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo central desta pesquisa foi investigar a escola pública primária em Chapecó, no oeste catarinense, em sua relação com o rural e o urbano entre anos 1930 e 1945. Neste período, o projeto educacional que partiu do governo federal caracterizou-se por uma dualidade, expressa na pesquisa: as escolas isoladas, voltadas para a zona rural e os grupos escolares, voltados para a zona urbana. Durante o governo Vargas (1930-1945), a educação aparece como a fórmula capaz de constituir a nacionalidade, corroborando seus interesses na construção do Estado/Nação. Era preciso formar homens que colaborassem com o progresso do País, ao mesmo tempo em que era necessário homogeneizar a cultura e desenvolver o interior para unificar a Nação e obter o êxito do projeto nacionalista. Para tanto, políticas de modernização em vários setores da sociedade tinham o intuito de conduzir a realização deste projeto. A partir das fontes utilizadas - como Relatórios do Interventor Nereu Ramos; Relatórios e Circulares do Departamento de Educação; fontes da imprensa; legislação pertinente; programas de ensino das escolas isoladas e dos grupos escolares -, pretendeu-se verificar a função da escola pública primária no município de Chapecó, bem como as características das escolas isoladas e dos grupos escolares na região, buscando discutir a relação da escola pública primária, das escolas isoladas e dos grupos escolares com o rural e urbano no município, de acordo com o contexto político do período. |
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dc.format.extent |
147 p.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas primarias |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Chapecó (SC) |
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dc.subject.classification |
Nacionalizacao |
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dc.subject.classification |
Evolução social |
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dc.subject.classification |
Vida rural |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Vida urbana |
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dc.title |
A Escola pública primária em Chapecó: nacionalização e modernização entre o rural e o urbano (1930-1945) |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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