A Escola pública primária em Chapecó: nacionalização e modernização entre o rural e o urbano (1930-1945)

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A Escola pública primária em Chapecó: nacionalização e modernização entre o rural e o urbano (1930-1945)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Daros, Maria das Dores pt_BR
dc.contributor.author Modesti, Tatiane pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T07:54:02Z
dc.date.available 2012-10-26T07:54:02Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 300001 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96002
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract O objetivo central desta pesquisa foi investigar a escola pública primária em Chapecó, no oeste catarinense, em sua relação com o rural e o urbano entre anos 1930 e 1945. Neste período, o projeto educacional que partiu do governo federal caracterizou-se por uma dualidade, expressa na pesquisa: as escolas isoladas, voltadas para a zona rural e os grupos escolares, voltados para a zona urbana. Durante o governo Vargas (1930-1945), a educação aparece como a fórmula capaz de constituir a nacionalidade, corroborando seus interesses na construção do Estado/Nação. Era preciso formar homens que colaborassem com o progresso do País, ao mesmo tempo em que era necessário homogeneizar a cultura e desenvolver o interior para unificar a Nação e obter o êxito do projeto nacionalista. Para tanto, políticas de modernização em vários setores da sociedade tinham o intuito de conduzir a realização deste projeto. A partir das fontes utilizadas - como Relatórios do Interventor Nereu Ramos; Relatórios e Circulares do Departamento de Educação; fontes da imprensa; legislação pertinente; programas de ensino das escolas isoladas e dos grupos escolares -, pretendeu-se verificar a função da escola pública primária no município de Chapecó, bem como as características das escolas isoladas e dos grupos escolares na região, buscando discutir a relação da escola pública primária, das escolas isoladas e dos grupos escolares com o rural e urbano no município, de acordo com o contexto político do período. pt_BR
dc.format.extent 147 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Escolas primarias pt_BR
dc.subject.classification Chapecó (SC) pt_BR
dc.subject.classification Nacionalizacao pt_BR
dc.subject.classification Evolução social pt_BR
dc.subject.classification Vida rural pt_BR
dc.subject.classification Vida urbana pt_BR
dc.title A Escola pública primária em Chapecó: nacionalização e modernização entre o rural e o urbano (1930-1945) pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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