Mapeamento da disposição individual de compartilhar conhecimento a partir dos níveis de consciência informados pela teoria e instrumento de Loevinger

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Mapeamento da disposição individual de compartilhar conhecimento a partir dos níveis de consciência informados pela teoria e instrumento de Loevinger

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nakayama, Marina Keiko pt_BR
dc.contributor.author Lacerda, Mário Roberto Miranda pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T07:52:24Z
dc.date.available 2012-10-26T07:52:24Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 298209 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95999
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa mensura o nível de consciência, a partir da Teoria de Desenvolvimento do Ego e instrumento de medição WUSCT, de Loevinger, bem como mapeia a disposição para compartilhar conhecimento de dez orientadores de tutoria do Projeto Aluno Integrado, coordenado por equipe da Universidade Federal de Santa Catarina. Para mensurar o nível de consciência, foi aplicado o teste projetivo de completar sentenças (WUSCT). As respostas foram classificadas por um protocolo interpretativo, o Measuring ego development (HY; LOEVINGER, 1996), que apontou categorias, em níveis hierárquicos, por características projetivas de resposta. A partir do paradigma interpretativista, foram aplicadas duas questões objetivas, com o propósito de verificar a disposição individual de compartilhamento de conhecimento dos orientadores de tutoria entrevistados. Essas questões foram seguidas do condicionante "Justificativa", abrindo a possibilidade de aprofundar as opiniões dos sujeitos da pesquisa por meio da justificação de suas respostas. Ainda foi aplicada uma questão aberta, conformando as narrativas organizacionais (CZARNIAWSKA, 1997). A ampliação da temática do compartilhamento de conhecimento, principalmente no que tange ao comportamento ou à disposição para tanto, correlacionando-a ao constructo níveis de consciência, contribuiu para o avanço do arcabouço teórico inerente à área de Engenharia e Gestão do Conhecimento. pt_BR
dc.format.extent 178 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Psicologia do desenvolvimento pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Ego pt_BR
dc.subject.classification Preceptores pt_BR
dc.subject.classification Consciencia (Etica) pt_BR
dc.title Mapeamento da disposição individual de compartilhar conhecimento a partir dos níveis de consciência informados pela teoria e instrumento de Loevinger pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Spanhol, Fernando José pt_BR


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