dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Nakayama, Marina Keiko |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lacerda, Mário Roberto Miranda |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-26T07:52:24Z |
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dc.date.available |
2012-10-26T07:52:24Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.date.submitted |
2011 |
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dc.identifier.other |
298209 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95999 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2011 |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa mensura o nível de consciência, a partir da Teoria de Desenvolvimento do Ego e instrumento de medição WUSCT, de Loevinger, bem como mapeia a disposição para compartilhar conhecimento de dez orientadores de tutoria do Projeto Aluno Integrado, coordenado por equipe da Universidade Federal de Santa Catarina. Para mensurar o nível de consciência, foi aplicado o teste projetivo de completar sentenças (WUSCT). As respostas foram classificadas por um protocolo interpretativo, o Measuring ego development (HY; LOEVINGER, 1996), que apontou categorias, em níveis hierárquicos, por características projetivas de resposta. A partir do paradigma interpretativista, foram aplicadas duas questões objetivas, com o propósito de verificar a disposição individual de compartilhamento de conhecimento dos orientadores de tutoria entrevistados. Essas questões foram seguidas do condicionante "Justificativa", abrindo a possibilidade de aprofundar as opiniões dos sujeitos da pesquisa por meio da justificação de suas respostas. Ainda foi aplicada uma questão aberta, conformando as narrativas organizacionais (CZARNIAWSKA, 1997). A ampliação da temática do compartilhamento de conhecimento, principalmente no que tange ao comportamento ou à disposição para tanto, correlacionando-a ao constructo níveis de consciência, contribuiu para o avanço do arcabouço teórico inerente à área de Engenharia e Gestão do Conhecimento. |
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dc.format.extent |
178 p.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia e gestão do conhecimento |
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dc.subject.classification |
Psicologia do desenvolvimento |
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dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
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dc.subject.classification |
Ego |
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dc.subject.classification |
Preceptores |
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dc.subject.classification |
Consciencia (Etica) |
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dc.title |
Mapeamento da disposição individual de compartilhar conhecimento a partir dos níveis de consciência informados pela teoria e instrumento de Loevinger |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Spanhol, Fernando José |
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