Um Estudo sobre o Edublog e o ensino de língua estrangeira espanhol

DSpace Repository

A- A A+

Um Estudo sobre o Edublog e o ensino de língua estrangeira espanhol

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Dulce Márcia pt_BR
dc.contributor.author Rosa, Luiziane da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T04:04:23Z
dc.date.available 2012-10-26T04:04:23Z
dc.date.issued 2012-10-26T04:04:23Z
dc.identifier.other 296861 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95623
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Eduação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho parte da premissa de que no século XXI o ensino de língua estrangeira e o Blog educacional (Edublog) vêm se unindo e possibilitando um espaço para que a comunidade escolar e todos os usuários do ciberespaço aprendam um idioma na edublogosfera. A presente pesquisa é orientada por autores que dialogam sobre cibercultura, midia-educação e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. De cunho qualitativo, apresenta um estudo sobre os indícios de como se constitui o blog educacional de língua estrangeira tendo como foco o ensino do Espanhol. O objetivo da investigação foi identificar como se caracterizavam os Edublogs de Espanhol como língua estrangeira (Edublog de E.L.E) enquanto recurso e enquanto estratégia pedagógica na blogosfera educativa hispânica. Para tanto, identificaram-se os Edublogs de E.L.E por meio de uma pesquisa documental e foi analisado seu conteúdo para verificar como acontece a didática da língua nessa mídia. Como resultado, propôs-se alguns critérios que devem ser levados em consideração no momento de criar, manter, aprender e ensinar com e através de blogs para que estes consigam ser utilizados tanto quanto recurso quanto como estratégia pedagógica. pt_BR
dc.description.abstract En este trabajo se presume que en el siglo XXI la enseñanza de lenguas extranjeras y el Blog Educativo (Edublog) se están uniendo y permitiendo un espacio para que la comunidad escolar y todos los usuarios del ciberespacio aprendan un idioma en la edublogosfera. Así, esta investigación es conducida por los autores que dialogan sobre cibercultura, educación para los medios y enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras. De cuño cualitativo, esta investigación presenta un estudio sobre las indicaciones de cómo es un blog de lenguas extranjeras de educación que se centra en la enseñanza del español. El objetivo fue identificar cómo se caracterizan los Edublogs de español como lengua extranjera (Edublog de E.L.E) como recurso y como estrategia pedagógica en la blogosfera educativa hispana. Para eso, se identificó los Edublogs de E.L.E a través de la investigación documental y se analizó su contenido para verificar cómo es la didáctica de la lengua en este medio. Como resultados, se proponen algunos criterios que se debe considerar al crear, mantener, enseñar y aprender con y a través de estos Blogs para poder ser a la vez un recurso y una estrategia de enseñanza efectiva. en
dc.format.extent 146 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Lingua espanhola pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Blogs pt_BR
dc.subject.classification Blogs pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Mídia digital pt_BR
dc.title Um Estudo sobre o Edublog e o ensino de língua estrangeira espanhol pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
296861.pdf 908.2Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar