dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bittencourt, Neide Arrias |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Volken, Luciane |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-26T04:03:43Z |
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dc.date.available |
2012-10-26T04:03:43Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
296093 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95622 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta "Os espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandos" com o objetivo de investigar empiricamente a capacidade de inovação das escolas considerando as possibilidades existentes tanto teoricamente quanto legalmente a partir dos PCNs, visando suscitar possíveis discussões sobre a re-organização das práticas pedagógicas da escola pública. Para isso, o estudo procurou se embasar em indicativos legais e em autores como Arroyo (1986) e Beherens (1996) numa abordagem sobre a formação humana e sobre espaços educativos que respeitam a diversidade, respectivamente. Autores como Kenski (2000), Alves (2004), Cardoso e Souza (2007) trazem os espaços-tempos escolares como elementos fundamentais nas aprendizagens dos educandos, não os considerando espaços de neutralidade. Compreende-se ainda que os espaços e tempos de aprendizagens das instituições envolvidas no estudo podem, através de suas práticas pedagógicas, articular-se à realidade social do aluno, abrangendo toda a comunidade escolar para além dos muros da instituição. Este trabalho foi elaborado com base na pesquisa empírico-teórica com uma abordagem investigativa de enfoque qualitativo a partir da coleta de dados de três experiências bem sucedidas no Estado de Santa Catarina, as quais se destacaram na melhoria da qualidade de ensino de seus alunos e uma instituição de ensino pós-médio que se destaca pela forma que administra o tempo para o ensino profissionalizante de jovens rurais. Deste modo, foi possível analisar, através de uma visão ampliada, o que é considerado espaço escolar para estas instituições ao promoverem uma educação integradora com a participação de todos: comunidade, pais e alunos. Busca-se, ainda, provocar futuras reflexões sobre por que, apesar de se ter o amparo legal e teórico para diferentes possibilidades de organização do espaço e tempo escolar, poucos ousam utilizá-los no dia-a-dia das escolas. |
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dc.format.extent |
126 p.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Escolas publicas |
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dc.subject.classification |
Planejamento |
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dc.subject.classification |
Santa Catarina |
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dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações educacionais |
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dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
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dc.subject.classification |
Aprendizagem |
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dc.title |
Os Espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandos |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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