A Fragmentação da formação de professores de Educação Física: minimização da formação sob a ordem do capital

DSpace Repository

A- A A+

A Fragmentação da formação de professores de Educação Física: minimização da formação sob a ordem do capital

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Jinkings, Nise Maria Tavares pt_BR
dc.contributor.author Dias, Fernanda Braga Magalhães pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T03:18:03Z
dc.date.available 2012-10-26T03:18:03Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.other 293010 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95551
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objeto a atualidade da formação de professores de Educação Física, mais especificamente, a fragmentação da formação entre licenciatura e bacharelado orientada pelas Resoluções CNE/CES n° 01/02, n° 02/02 e n° 07/04 e parte da seguinte questão: quais as contradições que precisamos enfrentar na área da Educação Física para construir possibilidades de formação que apontem para transformação radical da sociabilidade em que vivemos? Nosso objetivo geral foi investigar na atualidade as contradições da fragmentação da formação entre licenciatura e bacharelado na formação de professores de Educação Física para indicar possíveis alternativas de superação. Para realizar essa pesquisa adotamos o referencial teórico-metodológico materialista histórico dialético, por entender que o mesmo permite avançar com maior radicalidade na compreensão da realidade. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, dado o tipo de procedimentos e fontes analisadas, na qual realizamos: a) análise do atual contexto político em torno da formação de professores de Educação Física, b) balanço da produção científica sobre formação de professores de educação física, no período posterior a 2004 e c) análise da realidade dos cursos Licenciatura e Bacharelado de Educação Física da UFSC. Apontamos como principais resultados que: a) o confronto político permanece e se mantêm acirrado no campo da formação e nessa disputa, apesar da diferente correlação de força entre MEEF e CONFEF, o MEEF tem obtido vitórias importantes na direção de uma formação única para área, b) a produção científica referente à atualidade da formação de professores é bastante restrita, porém, a maioria dos estudos encontrados aponta críticas à atual formação e indica a necessidade de mudanças. Há também um número significativo de estudos que indicam a formação única como a possibilidade de superação dos atuais problemas em relação à formação na área da Educação Física, e c) os cursos de Educação Física da UFSC (Licenciatura e Bacharelado) apresentam grandes semelhanças na sua estrutura curricular, o que demonstra a fragilidade do argumento dos diferentes campos epistemológicos para fragmentar a formação. De outro modo, já é possível identificar nesses cursos indícios do aprofundamento da minimização da formação dos futuros trabalhadores da área, em decorrência da fragmentação. Diante desses resultados nos colocamos em defesa da revogação das atuais Diretrizes Curriculares para Graduação em Educação Física e em defesa da proposta de Licenciatura Ampliada por entendermos que, na atualidade, essa é proposta que oferece as melhores condições de formação na área da Educação Física e que mais avança na perspectiva da classe trabalhadora. pt_BR
dc.format.extent 293 p.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores de educação fisica pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title A Fragmentação da formação de professores de Educação Física: minimização da formação sob a ordem do capital pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Santos Júnior, Cláudio de Lira pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
293010.pdf 1.651Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar