Diversão nos videogames: perfis de usuários de jogos eletrônicos

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Diversão nos videogames: perfis de usuários de jogos eletrônicos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Albuquerque, Rafael Marques de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T01:26:00Z
dc.date.available 2012-10-26T01:26:00Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 293488 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95423
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Os jogos eletrônicos surgiram na segunda metade do século XX e ainda levantam questionamentos sobre seu funcionamento e sobre suas potencialidades. Este trabalho tem o objetivo de aprofundar a compreensão do fenômeno da diversão nos jogos eletrônicos. Para isto utiliza das respostas de questionários para dividir jogadores de jogos eletrônicos em perfis de usuário, baseando-se nos fatores que os mesmos respondem que consideram mais divertidos. Para a formulação do questionário foi feita uma revisão de fatores de diversão em algumas áreas do conhecimento, e criada uma lista de vinte e sete fatores de diversão utilizada no trabalho, organizados baseando-se em oposições entre conceitos e divididos em quadrantes. O questionário foi aplicado em duas escolas e uma universidade totalizando 636 respondentes. Os dados obtidos foram utilizados para dividir os usuários em oito perfis através da técnica de análise de agrupamentos (clusters), estes perfis de usuário apelidados como competitivos entusiastas, competitivos egoístas, competitivas superadoras, superadores amigáveis, imersivas na beleza, escapistas egoístas, distraídas desinteressadas e desistentes. Alguns métodos estatísticos foram utilizados para entendermos mais sobre o os elementos que podem compor a experiência da diversão. O método de análise fatorial permitiu aglomerar os vinte e sete itens do questionário em seis dimensões distintas, revelando quais fatores estão mais correlacionados conforme os respondentes, sendo elas: destaque, imersão, amor, grotesco, crescimento e decoração. pt_BR
dc.format.extent 166 p.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Desenho grafico pt_BR
dc.subject.classification Diversões pt_BR
dc.subject.classification Consumidores pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Jogos eletronicos pt_BR
dc.subject.classification Motivação (Psicologia) pt_BR
dc.title Diversão nos videogames: perfis de usuários de jogos eletrônicos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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