Educação ambiental e foto-dispositivo: outras imagens do Sertão do Peri

DSpace Repository

A- A A+

Educação ambiental e foto-dispositivo: outras imagens do Sertão do Peri

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Guimarães, Leandro Belinaso pt_BR
dc.contributor.author Salgado, Gabriele Nigra pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T01:11:14Z
dc.date.available 2012-10-26T01:11:14Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 295277 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95406
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Educação Ambiental e Estudos Culturais são articulados nesta pesquisa a partir de inspirações em autores considerados pós-modernos e pós-estruturalistas. Foi realizada no Parque Municipal da Lagoa do Peri (Florianópolis/SC), com pessoas que habitam um determinado lugar do mesmo, a Zona de Paisagem Cultural que é conhecida como Sertão do Peri. Nesse lugar cercado por montanhas, conflitos, #tradições#, #natureza#, mistérios; circulam representações que enquadram seus habitantes dentro de algumas categorias recorrentes as quais busco desnaturalizar, mostrando o caráter social, cultural e histórico de tais invenções. Essas representações dizem respeito à instituição dessa população como #tradicional# e como inserida em um ambiente #natural#, sendo observadas em algumas imagens produzidas tanto pelos moradores como por eu mesma, que fotografei o Sertão durante minhas idas a campo. Outro movimento de escrita, também presente neste estudo, busca pensar com as imagens sem julgá-las, percorrendo o silêncio, o inaudito, o não representável a partir das composições imagéticas a serem observadas sob a latente pergunta: que Ser-tão outro lhe soa ao entrar em contato com estas imagens? pt_BR
dc.description.abstract Environmental Education and Cultural Studies are articulated in this research based on inspiration from authors considered postmodern and poststructuralist. It was realized at the Parque Municipal da Lagoa do Peri (Florianópolis / SC), who inhabit a certain place in the same, the Cultural Landscape Zone that is known as the Sertão do Peri. In this place surrounded by mountains, conflicts, "traditions," "nature," mysteries; circulating representations that its inhabitants fall within certain categories which applicants seek denaturing, showing the social, cultural and history of these inventions. These representations relate to the institution of this population as "traditional" and inserted as a "natural" environment. This represented the applicant can be seen in some photographs produced by the residents as much for myself, that photographed the Sertão during my field trips. Another movement of writing, also present in this study, is the one who thinks the images without judging them, covering, instead, the silence, the unheard, and the unrepresentable. These elements appear from the visual compositions observed from the following question: what otherness you listen to when in contact with these images? en
dc.format.extent 131 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.subject.classification Parque Municipal da Lagoa do Peri (SC) pt_BR
dc.subject.classification Fotografia pt_BR
dc.subject.classification Parque Municipal da Lagoa do Peri (SC) pt_BR
dc.subject.classification Imagens fotograficas pt_BR
dc.title Educação ambiental e foto-dispositivo: outras imagens do Sertão do Peri pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Wunder, Alik pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
295277.pdf 2.776Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar