Técnicas de criação do conhecimento no desenvolvimento de modelos de negócio

DSpace Repository

A- A A+

Técnicas de criação do conhecimento no desenvolvimento de modelos de negócio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch pt_BR
dc.contributor.author Orofino, Maria Augusta Rodrigues pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T23:14:59Z
dc.date.available 2012-10-25T23:14:59Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 289106 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95255
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestao do Conhecimento, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Transformações organizacionais têm se beneficiado da agilidade proveniente das novas tecnologias, proporcionando o desenvolvimento de novas formas de criação de valor e de transações comerciais entre empresas que vêem suas fronteiras serem expandidas e ampliadas. Neste contexto, o desenvolvimento de modelos de negócio representa a maneira de como uma organização cria, captura e distribui valor. A gestão organizacional, a partir da era do conhecimento, associada à disseminação das tecnologias da informação e de novos métodos de avaliação dos ativos intangíveis, exige a adoção de métodos e técnicas de gestão do conhecimento. Esta dissertação tem o propósito de apresentar a evolução do conceito de modelo de negócio, suas representações, características e o seu processo de desenvolvimento bem como destacar os principais métodos e técnicas de criação do conhecimento organizacional que podem ser utilizados no processo de desenvolvimento de modelos de negócio. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica para a revisão da literatura, a utilização de desk research para o aprimoramento e complementaridade das fontes pesquisadas e consulta dirigida a especialistas através de questionário semiestruturado. O diferencial que o estudo apresenta diz respeito ao levantamento bibliográfico realizado sobre modelos de negócio e métodos e técnicas de gestão e criação do conhecimento. As limitações desta pesquisa estão na sua realização tendo em vista às restrições de acesso ao grupo de especialistas selecionados. Conclui-se que o desenvolvimento de modelos de negócio é um tema emergente, e associado à criação do conhecimento organizacional, como uma nova unidade de análise organizacional requer estudos complementares. pt_BR
dc.format.extent [194] p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Criação do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Negocios pt_BR
dc.subject.classification Modelos (Patentes) pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento organizacional pt_BR
dc.title Técnicas de criação do conhecimento no desenvolvimento de modelos de negócio pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Selig, Paulo Mauricio pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
289106.pdf 4.255Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar