dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bittencourt, Neide Arrias |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Oliveira, Lucimara Domingues de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T23:00:40Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T23:00:40Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
298319 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95241 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa teve como objetivo verificar as implicações da Prova Brasil na formação continuada de professores do ensino fundamental. Tomando o caso da Rede Municipal de Ensino (RME) de Florianópolis SC, comparou os indicadores de desempenho dos estudantes das escolas da RME nas edições de 2005 a 2009 da avaliação com as médias alcançadas pela rede, para verificar se a organização da formação continuada foi pautada pelo desempenho das escolas; analisou os documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME), como planejamentos e relatórios de gestão, e também os registros da formação continuada de professores, no período entre 2005 a 2010, observando os temas abordados, objetivos, público alvo e carga horária. Como suporte teórico, utilizou autores como: Freitas (2007), Casassus (2009), Castro (2009) e Horta Neto (2010) na discussão sobre o uso dos resultados das avaliações nos planejamentos nas ações das secretarias de educação. Gatti e Barreto (2009), André (2010) e Bauer (2010) no debate sobre avaliação e formação continuada de professores. Como poderá ser visto, as análises realizadas apontam para uma supervalorização dos resultados das avaliações nos documentos produzidos pela secretaria, bem como a intenção de utilizar os indicadores na formação continuada dos professores da rede. Esta supervalorização fica mais evidente a partir de 2007, quando a RME cria seu próprio sistema de avaliação, conhecido como Prova Floripa e, em 2009, com a adoção de um sistema privado de ensino, o Sistema Educacional UniBrasil (SEU). A implantação de sistemas de avaliação próprios e a adoção de sistemas privados de ensino, observados na RME, foram fatores destacados por Freitas (2007) como possíveis consequências que a definição de metas de desempenho na Prova Brasil, a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), causaria no ensino e na formação continuada dos professores. |
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dc.format.extent |
181 p.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Professores - |
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dc.subject.classification |
Formação |
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dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino fundamental |
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dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas publicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
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dc.title |
Implicações da Prova Brasil na formação continuada de professores: uma análise da rede municipal de ensino de Florianópolis (2005 - 2010) |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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