dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Torriglia, Patricia Laura |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Martins, Juliana Aparecida Cruz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T21:47:20Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T21:47:20Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
299332 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95181 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tem como base a sociabilidade capitalista que se configura historicamente em duas classes: a capitalista e a trabalhadora. Neste contexto interessa conhecer de que forma acontece a reprodução social da classe trabalhadora da pomicultura do município de Fraiburgo - Santa Catarina e como o complexo educativo, em especial o Programa de Aprendizagem "Cultivo da Macieira - Jovem Aprendiz Cotista" participa, influi e determina com outros complexos tal reprodução. A perspectiva teórico-metodológica adotada neste estudo está fundamentada no referencial marxista, em específico a ontologia crítica, que permite entre outros aspectos uma apropriação do real por meio do pensamento, ao mesmo tempo em que fundamenta a compreensão das relações sociais reais. A pesquisa consiste primeiramente em uma análise histórica a respeito do desenvolvimento processual da região em que se constituem as relações entre classe trabalhadora da pomicultura e as agroindústrias, articulando sua singularidade com a totalidade social. Para melhor compreender essa relação foram utilizadas as categorias força de trabalho, processo de trabalho e valorização do capital, estudadas por Marx em O capital. Mediante um preliminar entendimento destas categorias, fez-se uma análise reflexiva da constituição do processo produtivo da maçã, seu desenvolvimento no modelo de produção capitalista e suas consequências para a classe trabalhadora. Por intermédio da ontologia crítica estudou-se o processo de reprodução social e suas tendências mediante o desenvolvimento da categoria trabalho. Sendo assim, fez-se necessário a compreensão da categoria do conhecimento com caráter post festum, como uma das possibilidades para o ser humano desvelar as contradições impostas pela sociabilidade capitalista, para pensar linhas analíticas e ações que nos aproximem de uma futura transformação dessa sociedade. Posteriormente, desenvolvemos uma compreensão sobre o processo produtivo na sociabilidade capitalista e sua interlocução com os processos de educação, como também a relação com a intensificação da exploração da força de trabalho. Mediante esta preliminar compreensão crítica dos processos de educação na sociabilidade capitalista, fez-se uma análise teórica reflexiva do objeto de estudo: a lei de aprendizagem e o ser jovem aprendiz da macieira. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Trabalhadores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fraiburgo (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cultivo |
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dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Maçã |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Jovens |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação profissional |
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dc.subject.classification |
Trabalhadores - |
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dc.subject.classification |
Fraiburgo (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A Educação e a reprodução da classe trabalhadora da pomicultura de Fraiburgo SC e o Programa de Aprendizagem "Cultivo da Macieira - Jovem Aprendiz Cotista" |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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