As Reformas da educação e os novos interesses do capital sobre a formação do professor de geografia

DSpace Repository

A- A A+

As Reformas da educação e os novos interesses do capital sobre a formação do professor de geografia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Jinkings, Nise pt_BR
dc.contributor.author Pauli, Willian Marques pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T21:37:18Z
dc.date.available 2012-10-25T21:37:18Z
dc.date.issued 2012-10-25T21:37:18Z
dc.identifier.other 292418 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95169
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Com o objetivo de analisar a influência que os novos interesses econômicos do capital exerceram sobre a educação no Brasil, a partir da década de 1990, buscou-se estudar os processos formativos de professores de Geografia para a Educação Básica. Especificamente, a dissertação centrou-se nas relações entre as orientações dos Organismos Multilaterais, as reformas da educação brasileira no período e a formação docente da área. Foi adotado um recorte metodológico centrado em duas universidades catarinenses: Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade do Extremo Sul Catarinense. Por meio de pesquisa documental, foi analisado como seus cursos de licenciatura em Geografia enfrentaram as mudanças promovidas pelas referidas reformas, procurando contextualizar historicamente a formação dos professores dessa ciência diante do atual estágio das forças produtivas e dos interesses do capital sobre a Educação. Inicialmente a pesquisa se pautou por uma pesquisa bibliográfica acerca do processo histórico que marca as reformas educacionais recentes no país, em especial sobre a formação de professores de Geografia, assim como sobre a constituição histórica dos conhecimentos geográficos e seus desdobramentos para o campo educacional brasileiro. Num segundo momento, avaliou-se como essas reformas buscaram se legitimar por meio da construção de um aparato legal que reestruturou a política de formação de professores de Geografia. No terceiro momento, buscou-se refletir como os cursos de licenciatura em Geografia enfrentaram as políticas dos Organismos Multilaterais na forma de exigências legais promovidas pelas reformas da educação em curso. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Geografia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Reforma do ensino pt_BR
dc.title As Reformas da educação e os novos interesses do capital sobre a formação do professor de geografia pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Araújo Júnior, Aloysio Martins de pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
292418.pdf 872.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar