dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Jinkings, Nise |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pauli, Willian Marques |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T21:37:18Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T21:37:18Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-25T21:37:18Z |
|
dc.identifier.other |
292418 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95169 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com o objetivo de analisar a influência que os novos interesses econômicos do capital exerceram sobre a educação no Brasil, a partir da década de 1990, buscou-se estudar os processos formativos de professores de Geografia para a Educação Básica. Especificamente, a dissertação centrou-se nas relações entre as orientações dos Organismos Multilaterais, as reformas da educação brasileira no período e a formação docente da área. Foi adotado um recorte metodológico centrado em duas universidades catarinenses: Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade do Extremo Sul Catarinense. Por meio de pesquisa documental, foi analisado como seus cursos de licenciatura em Geografia enfrentaram as mudanças promovidas pelas referidas reformas, procurando contextualizar historicamente a formação dos professores dessa ciência diante do atual estágio das forças produtivas e dos interesses do capital sobre a Educação. Inicialmente a pesquisa se pautou por uma pesquisa bibliográfica acerca do processo histórico que marca as reformas educacionais recentes no país, em especial sobre a formação de professores de Geografia, assim como sobre a constituição histórica dos conhecimentos geográficos e seus desdobramentos para o campo educacional brasileiro. Num segundo momento, avaliou-se como essas reformas buscaram se legitimar por meio da construção de um aparato legal que reestruturou a política de formação de professores de Geografia. No terceiro momento, buscou-se refletir como os cursos de licenciatura em Geografia enfrentaram as políticas dos Organismos Multilaterais na forma de exigências legais promovidas pelas reformas da educação em curso. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Superior) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Reforma do ensino |
pt_BR |
dc.title |
As Reformas da educação e os novos interesses do capital sobre a formação do professor de geografia |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Araújo Júnior, Aloysio Martins de |
pt_BR |