dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Tramonte, Cristiana de Azevedo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Silvani de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T21:34:07Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T21:34:07Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-25T21:34:07Z |
|
dc.identifier.other |
293185 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95165 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A dissertação "Educação de Surdos: construção da identidade e a apropriação cultural no ambiente da escola inclusiva (polo)" tem como principal objetivo analisar e descrever como aconteceu o processo de apropriação e identificação cultural dos educandos surdos incluídos no ensino regular. Um estudo que trata das questões linguísticas e culturais desse grupo com um relato sobre a educação de surdos nas últimas décadas em Santa Catarina e de como o processo de integração e inclusão foi, de certa forma, abrindo espaço para que a comunidade surda atingisse o objetivo de ter a língua de sinais na escola. O estudo proporciona o conhecimento do processo de implementação da Política de Educação de Surdos de Santa Catarina, como aconteceu a formação docente e de intérprete, como também apresenta quais adaptações e organizações a escola precisou fazer ou deixou de fazer. Assim como traz a narração dos educandos surdos sobre sua percepção nesse ambiente escolar. Nas considerações é mostrada a importância da identificação entre os pares surdos e sugiro caminhos para construção da escola bilíngue. |
pt_BR |
dc.format.extent |
124 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Surdos - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educacao |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inclusão social |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Língua brasileira de sinais |
pt_BR |
dc.title |
Educação de surdos: a construção da identidade e a apropriação cultural no ambiente da escola polo (inclusiva) da rede estadual de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Perlin, Gladis |
pt_BR |