Educação de surdos: a construção da identidade e a apropriação cultural no ambiente da escola polo (inclusiva) da rede estadual de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Educação de surdos: a construção da identidade e a apropriação cultural no ambiente da escola polo (inclusiva) da rede estadual de Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tramonte, Cristiana de Azevedo pt_BR
dc.contributor.author Souza, Silvani de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T21:34:07Z
dc.date.available 2012-10-25T21:34:07Z
dc.date.issued 2012-10-25T21:34:07Z
dc.identifier.other 293185 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95165
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract A dissertação "Educação de Surdos: construção da identidade e a apropriação cultural no ambiente da escola inclusiva (polo)" tem como principal objetivo analisar e descrever como aconteceu o processo de apropriação e identificação cultural dos educandos surdos incluídos no ensino regular. Um estudo que trata das questões linguísticas e culturais desse grupo com um relato sobre a educação de surdos nas últimas décadas em Santa Catarina e de como o processo de integração e inclusão foi, de certa forma, abrindo espaço para que a comunidade surda atingisse o objetivo de ter a língua de sinais na escola. O estudo proporciona o conhecimento do processo de implementação da Política de Educação de Surdos de Santa Catarina, como aconteceu a formação docente e de intérprete, como também apresenta quais adaptações e organizações a escola precisou fazer ou deixou de fazer. Assim como traz a narração dos educandos surdos sobre sua percepção nesse ambiente escolar. Nas considerações é mostrada a importância da identificação entre os pares surdos e sugiro caminhos para construção da escola bilíngue. pt_BR
dc.format.extent 124 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Surdos - pt_BR
dc.subject.classification Educacao pt_BR
dc.subject.classification Inclusão social pt_BR
dc.subject.classification Língua brasileira de sinais pt_BR
dc.title Educação de surdos: a construção da identidade e a apropriação cultural no ambiente da escola polo (inclusiva) da rede estadual de Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Perlin, Gladis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
293185.pdf 1.286Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar