dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Garcia, Rafael Wionoscky |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T20:59:46Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T20:59:46Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-25T20:59:46Z |
|
dc.identifier.other |
293179 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95132 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho envolve uma pesquisa realizada junto a uma turma de EJA, na região do Morro das Pedras - Florianópolis/SC, tendo por objetivo analisar as narrativas de um grupo de alunos com relação a uma cultura linear do tempo (Arroyo, 2009). Consideramos que essa cultura é emblemática de um modelo educacional que prepara para um futuro pré-definido (Vaz, 2010), muitas vezes desconsiderando a singularidade dos sujeitos que habitam a escola. Partindo do pressuposto de que as trajetórias de impedimentos sofridas por esses alunos ao longo de sua experiência de escolarização constroem neles a idéia de que seus tempos de vida sejam "tempo perdido", procuramos desenvolver um conjunto de práticas e questionamentos que ampliassem visões estreitas acerca dos tempos de aprendizados. Neste sentido, o uso de formas de expressão artística, como o filme Tempos Modernos (Chaplin, 1936) numa dimensão mídia-educativa, serviu como propulsor de uma reflexão crítica sobre um "estar no mundo" alienado pela força de uma cultura do tempo própria da modernidade. Buscamos com tal reflexão questionar a ausência, nas práticas escolares, de memórias, traços identitários e referências aos tempos de vida dos alunos, entendendo que estas são dimensões humanas que deveriam fazer parte da tarefa educativa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
165 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação de adultos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Morro das Pedras (Florianópolis, SC) |
pt_BR |
dc.title |
Tempos modernos: relações entre as narrativas de alunos de EJA e a cultura do tempo escolar |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |