Tempos modernos: relações entre as narrativas de alunos de EJA e a cultura do tempo escolar

DSpace Repository

A- A A+

Tempos modernos: relações entre as narrativas de alunos de EJA e a cultura do tempo escolar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Girardello, Gilka Elvira Ponzi pt_BR
dc.contributor.author Garcia, Rafael Wionoscky pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T20:59:46Z
dc.date.available 2012-10-25T20:59:46Z
dc.date.issued 2012-10-25T20:59:46Z
dc.identifier.other 293179 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95132
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho envolve uma pesquisa realizada junto a uma turma de EJA, na região do Morro das Pedras - Florianópolis/SC, tendo por objetivo analisar as narrativas de um grupo de alunos com relação a uma cultura linear do tempo (Arroyo, 2009). Consideramos que essa cultura é emblemática de um modelo educacional que prepara para um futuro pré-definido (Vaz, 2010), muitas vezes desconsiderando a singularidade dos sujeitos que habitam a escola. Partindo do pressuposto de que as trajetórias de impedimentos sofridas por esses alunos ao longo de sua experiência de escolarização constroem neles a idéia de que seus tempos de vida sejam "tempo perdido", procuramos desenvolver um conjunto de práticas e questionamentos que ampliassem visões estreitas acerca dos tempos de aprendizados. Neste sentido, o uso de formas de expressão artística, como o filme Tempos Modernos (Chaplin, 1936) numa dimensão mídia-educativa, serviu como propulsor de uma reflexão crítica sobre um "estar no mundo" alienado pela força de uma cultura do tempo própria da modernidade. Buscamos com tal reflexão questionar a ausência, nas práticas escolares, de memórias, traços identitários e referências aos tempos de vida dos alunos, entendendo que estas são dimensões humanas que deveriam fazer parte da tarefa educativa. pt_BR
dc.format.extent 165 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Cinema pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Educação de adultos pt_BR
dc.subject.classification Morro das Pedras (Florianópolis, SC) pt_BR
dc.title Tempos modernos: relações entre as narrativas de alunos de EJA e a cultura do tempo escolar pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
293179.pdf 4.558Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar