O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização

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O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Marques, Carlos Alberto pt_BR
dc.contributor.author Fernandes, Carolina dos Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T20:26:18Z
dc.date.available 2012-10-25T20:26:18Z
dc.date.issued 2012-10-25T20:26:18Z
dc.identifier.other 292658 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95083
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem como objetivo analisar as possíveis compreensões da contextualização no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de modo a sinalizar subsídios para práticas docentes, reflexões pedagógicas e curriculares no ensino. Apresenta-se como a noção de contextualização se caracteriza na literatura de ensino de ciências, em documentos destinados à reforma da educação básica e em documentos do Enem, analisando, sobretudo, características do exame e sua inserção nas políticas públicas de avaliação. Para tanto, realizaram-se (5) entrevistas semi-estruturadas com elaboradores dos textos teóricos e metodológicos do Enem ligados à área das Ciências da Natureza e Matemática acerca do tema. Caracteriza-se também como é explicitada a noção de contextualização nas questões vinculadas ao conhecimento químico de cinco edições do Enem (2005 a 2009). A análise das entrevistas com elaboradores e das questões das provas foi orientada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva. A partir dessa análise aponta-se a necessidade de transcender visões que reduzem o contexto a um pretexto de abordagens puramente conceituais e ideias que limitam o contexto apenas a aspectos da localidade dos estudantes. Emergem também possibilidades de abordagem contextualizada ligadas à exploração de características do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), à contextualização em uma perspectiva histórica e à abordagem de multiplicidades de contextos. De outro lado, sinalizam-se propostas teóricas e metodológicas que buscam favorecer a abordagem contextualizada na formação inicial de professores e no ensino de Química, especialmente à luz da obra Extensão ou comunicação? de Paulo Freire. pt_BR
dc.format.extent 238 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Quimica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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