O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet

DSpace Repository

A- A A+

O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Laterman, Ilana pt_BR
dc.contributor.author Nunes, Cristine Manica pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T19:43:30Z
dc.date.available 2012-10-25T19:43:30Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 300072 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95030
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem por objetivo discutir sobre a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender as concepções, as finalidades formativas e os conceitos referentes ao jogo e à brincadeira na organização pedagógica, a partir das teorias de Montessori e Freinet, por meio de pesquisa bibliográfica. A escolha por compreender conceitualmente o que é o brincar na escola de anos iniciais do Ensino Fundamental na contemporaneidade, bem como buscar o entendimento de como estabelecer relação entre atividade de ensino e atividade de brincar na prática pedagógica dessa etapa da escolarização nos levou a optar por realizar a pesquisa a partir da história do pensamento pedagógico, mais especificamente em autores da pedagogia. O estudo desses dois autores buscou indicadores das categorias por eles tratadas, associadas ao ensino que integra o brincar. Uma vez levantadas tais categorias, seus sentidos e significados para a educação de acordo com o pensamento de cada autor, foi possível "desnaturalizar" termos presentes no debate, bem como estabelecer contrapontos com a psicologia histórico-cultural, hoje base para a maioria dos trabalhos com o tema (brincar) na Educação. Apresentando a tradicional oposição entre ensino e brincar, em que ensinar é planejado e brincar é espontâneo, estudar é produtivo e brincar é improdutivo, buscamos superar a dicotomia tecendo considerações para os muitos sentidos e significados possíveis na prática pedagógica e aproximar os conceitos de imaginação (em geral associados apenas ao brincar) e de conhecimento (em geral associados apenas ao ensino). pt_BR
dc.description.abstract The objective of this dissertation is to discuss the pedagogical practices of the initial years of Brazilian Elementary Education, seeking through bibliographical research to better comprehend the conceptions, formative finalities, and concepts relating to games and play inserted in pedagogical organization based on the theories of Montessori and Freinet. The choice to conceptually comprehend what is "playing" in the early school years of contemporary Brazilian Elementary Educations well as seeking an understanding of how to establish a relationship between teaching and laying activities in pedagogical practices in this phase of introducing children to schooling led us to opt to investigate the history of pedagogical thought, more specifically among pedagogical authors. Studying these two authors sought indications of the categories they examined, associating them to integrated teaching-playing. Once the categories, their senses, and meanings to education according to each author's thoughts were established, it was possible to de-neutralize" terms in today's debates as well as establish counterpoints within historical-cultural psychology, the modern basis for the majority of studies about this topic in Education. Presenting the traditional opposition between teaching and playing, in which teaching is planned and playing spontaneous, studying is productive and playing is unproductive, we seek to overcome this dichotomy through weaving considerations for the many possible senses and significances in pedagogical practice in order to approximate the concepts of imagination (generally associated merely with play) and knowledge (generally associated merely with teaching). en
dc.format.extent 218 p.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Brinquedos educativos pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Ensino fundamental pt_BR
dc.title O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
300072.pdf 3.461Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar