Educação para o empreendedorismo: implicações epistemológicas, políticas e práticas

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Educação para o empreendedorismo: implicações epistemológicas, políticas e práticas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Shiroma, Eneida Oto pt_BR
dc.contributor.author Coan, Marival pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T16:57:03Z
dc.date.available 2012-10-25T16:57:03Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 298002 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94847
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract A temática do empreendedorismo e sua vinculação ao campo educacional ganhou relevo nos últimos tempos. A expansão de pesquisas e projetos que visam educar para o empreendedorismo expressam o desejo e a necessidade de se formar um trabalhador de novo tipo caracterizado como trabalhador/empreendedor com perfil e espírito inovador, criativo e proativo, capaz de criar seu próprio negócio ou agir como se fosse dono da organização ou como intra-empreendedor evidenciando o caráter liberal centrado no papel social do indivíduo abstraído das determinações estruturais, notadamente de ordem econômica. Essa proposição de educar para o empreendedorismo precisa ser questionada. Afinal, o que significa educar para o empreendedorismo? Procurando responder a essa e outras indagações, esta pesquisa postulou como objetivo geral compreender as implicações epistemológicas, políticas e práticas decorrentes da incorporação do empreendedorismo pelo campo educacional investigando seu caráter ideológico, principalmente, na formação de um novo perfil de trabalhador, bem como analisar seus desdobramentos em experiências concretas como a do governo português por meio do Projeto Nacional de educação para o empreendedorismo (PNEE) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Como objetivos específicos tem-se: estudar a origem histórica do empreendedorismo, identificando suas origens e pressupostos e sua vinculação à educação; compreender os propósitos da educação para o empreendedorismo e investigar como ocorre sua incorporação no campo educacional, notadamente por projetos associados à pedagogia empreendedora; investigar a educação para o empreendedorismo a partir de autores que defendem essa proposta e autores críticos à sua inserção do empreendedorismo na educação na perspectiva de apresentar subsídios teóricos que possibilitem compreender as implicações inerentes à proposta da educação para o empreendedorismo; estudar as implicações da adoção do empreendedorismo na educação a partir da experiência posta em prática pelo Ministério da Educação de Portugal e contribuir para a compreensão das contradições da implementação de princípios e propostas do empreendedorismo no espaço escolar. A hipótese formulada é a de que a educação para o empreendedorismo tem o propósito de formar o homem de novo tipo: o trabalhador/empreendedor e, de modo simultâneo, construir um novo modelo de escola: a escola empreendedora. O pressuposto teórico-metodológico seguido é o do materialismo histórico e dialético, considerando-se as relações existentes entre a produção da existência e do conhecimento e se utiliza diversas técnicas de pesquisa, como entrevistas, análise documental, observação e para uma melhor compreensão da experiência de educação para o empreendedorismo na União Europeia e em Portugal se utiliza a abordagem do ciclo de políticas. Apresentam-se dados acerca da constituição histórica do empreendedorismo, inicialmente, considerando-se os autores do campo de economia clássica que instituíram a ideia do empreendedor como aquele que corre todo tipo de risco para criar um novo negócio, posteriormente o empreendedor como o inovador advindo das teorias do campo da administração. Essas abordagens foram assumidas e apropriadas por autores do campo das ciências humanas e sociais que formularam as concepções em torno do perfil e características do homem empreendedor e trouxeram a temática ao campo educacional. Desse modo, articulou-se a necessidade de a educação escolar formar para o empreendedorismo. Esta pesquisa procura analisar como a elaboração de toda essa ideologia do homem empreendedor foi e está sendo instituída no espaço escolar; quais as estratégias utilizadas e alguns resultados, seguidos de um esforço analítico acerca do significado de educar para o empreendedorismo. pt_BR
dc.format.extent 540 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Trabalho pt_BR
dc.subject.classification Empreendedorismo pt_BR
dc.subject.classification Trabalhadores pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Educação para o empreendedorismo: implicações epistemológicas, políticas e práticas pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Antunes, Fátima pt_BR


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