dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Silva, Vânia Beatriz Monteiro da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Dias, Karina de Araújo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T16:50:57Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T16:50:57Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
294929 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94837 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo é o resultado de uma pesquisa sobre os cursos de formação continuada na perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) promovidos pela rede municipal de ensino de Florianópolis no período de 1994-2010. Toma como problemática a análise das implicações e do desdobramento das orientações curriculares e prescrições legais na constituição da formação continuada dos profissionais que integram a Rede Municipal de Ensino do município de Florianópolis. Objetiva compreender as finalidades e os elementos teórico-metodológicos que constituem a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Ensino do município de Florianópolis na perspectiva da ERER. Busca-se compreender a formação continuada com inserção da temática étnico-racial e a apreensão dos docentes sobre essa política de ação afirmativa. Priorizou-se a abordagem qualitativa com enfoque interpretativo sendo realizada uma análise documental dos textos e leis que normatizam a matriz curricular para a ERER, bem como os seguintes recursos: observação participante nos cursos de formação, na perspectiva da ERER, realizados ao longo do ano letivo de 2010; entrevistas com sujeitos envolvidos nos momentos formativos e análise de conteúdo dos registros provenientes dos momentos de planejamento, desenvolvimento e conclusão das ações formativas. Para a compreensão da política de formação continuada destacamos as contribuições de Freitas (1999, 2002), Gatti (2008), Mate (2004), Saviani (1983, 2011). Para o entendimento sobre currículo o estudo das obras de Arroyo (2007, 2008) Sacristán (1995, 2000) e Gómez (1998). Para o aprofundamento teórico acerca da educação e formação de educadores na perspectiva antirracista destacamos Gomes (2002, 2005, 2007, 2008); Gonçalves e Silva (2006); Candau (1997, 2000) e Munanga (2000, 2003). A pesquisa mostrou que as formações não conseguiram atingir um número considerável de profissionais, que existem descontinuidades quanto à oferta de formação com fluxos formativos irregularmente distribuídos, que a formação inicial dos docentes não contempla o debate racial e que existe um discurso pedagógico que referenda o mito da democracia racial construindo-se o principal entrave à efetivação de políticas de formação na perspectiva da ERER. Desse modo, reafirma-se a importância e a ampliação sistemática da oferta da formação continuada presencial com esse recorte. |
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dc.format.extent |
285 p.| grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Raças |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação permanente |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Relações étnicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Relações raciais |
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dc.subject.classification |
Politicas publicas |
pt_BR |
dc.title |
Formação continuada para diversidade étnico-racial: desafios pedagógicos no campo das ações afirmativas na rede municipal de ensino de Florianópolis |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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