dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Freire, Ida Mara |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Santos, Rodrigo Gonçalves dos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T15:29:50Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T15:29:50Z |
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dc.date.issued |
2012-10-25T15:29:50Z |
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dc.identifier.other |
289287 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94749 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
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dc.description.abstract |
O principal fio condutor desta tese é indagar o que vemos. Num aprofundamento desta indagação, o trabalho solicita lançar um olhar mais aguçado para as coisas, procurando vê-las além delas mesmas. Neste movimento, uma atitude fenomenológica estrutura o universo da pesquisa e, a partir desta opção teórica, ensaiam-se possibilidades de compreender um ver e um não-ver. Se vemos, o que estamos vendo? Se não vemos, o que não vemos? Estudou-se temas caros à fenomenologia extraindo deles noções acerca do corpo, espaço, objeto, percepção, ver e não-ver. Textos clássicos de Merleau-Ponty foram estudados e, assim, este trabalho de pesquisa segue calcado na descrição fenomenológica. A escritura revela um corpo, desenha uma trajetória a cada página. Histórias são contadas e confrontadas com memórias. Em determinado momento, vê-se que seria fundamental ativar os vividos para estes ecoarem no outro e fazê-lo despertar em seu corpo aquilo que também despertou no meu. As teorias estudadas foram tomando forma e desencadearam textos paralelos entre si os quais ousadamente se tocam e pontuam momentos distintos no trabalho: ora de pura fruição, ora de questionamentos, ora de reflexões acerca de nossa atitude em relação ao mundo. O convite da tese é que percebamos o (in)visível por meio de uma trajetória de pesquisa que evidencia um corpo desenhando o entendimento de sua própria percepção acerca daquilo que se revela no mundo e que, um dia, este mesmo corpo, supôs saber ver. E, por fim, a indagação principal retorna: o que vemos? |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estética |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fenomenologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Percepção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Poetica |
pt_BR |
dc.title |
Perceber o (in)visível: o corpo desenhando uma trajetória existencial no espaço e no objeto |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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