Abstract:
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As imagens atuais das cidades fundamentam-se em um sentimento que acompanha as imagens desde sua origem funerária nos tempos mais remotos: a ausência. Em princípio, se a imagem mostra, ela não ausenta, pois mostrar é tornar presente. No entanto, a imagem presentifica e ausenta simultaneamente. Sua capacidade de ser atemporal e perpétua é seu cerne, em oposição ao cerne da cidade, que é efêmera existindo no tempo presente. Na passagem do efêmero ao perpétuo, o atemporal passa a ser o real por meio da imagem que projeta nossa visão para o passado e para o futuro, substituindo assim o presente. O objetivo desta dissertação é compreender no que se fundamentam as atuais imagens de Florianópolis. Imagens estas que se constituem tanto de fotografias quanto de discursos e que têm a intenção de promover a cidade atraindo turistas, investidores e novos moradores. Os dados foram selecionadas nos seguintes meios: publicidade oficial e privada de turismo e de condomínios residenciais; na mídia impressa e virtual em periódicos de circulação local, nacional e internacional; entrevistas; e consultas a documentos oficiais. Chegou-se a conclusão de que essas imagens, no intuito de divulgar a cidade, mantêm um padrão fundamental: têm seu foco voltado para as memórias do passado e "potencialidades" do futuro, expressando a ausência do tempo presente. |