A contribuição de filmes legendados para o ensino da leitura

DSpace Repository

A- A A+

A contribuição de filmes legendados para o ensino da leitura

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, Ana Cláudia de pt_BR
dc.contributor.author Daminelli, Silvane pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T09:55:51Z
dc.date.available 2012-10-25T09:55:51Z
dc.date.issued 2012-10-25T09:55:51Z
dc.identifier.other 276929 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94426
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho, à luz de recentes pesquisas que permeiam os estudos da tradução, objetiva-se examinar a contribuição da tradução cinematográfica para o ensino da leitura. Propõe-se o uso de filmes legendados para o desenvolvimento do nível de letramento em leitura dos estudantes, por meio da criação de espaços favoráveis e instigadores à formação de leitores eficientes, considerando a riqueza da linguagem sonora e visual, muito além do universo lingüístico, que constitui as obras cinematográficas. Quanto à organização, o desenvolvimento desta dissertação contempla, no segundo capítulo, discussão sobre letramento, leitura, processamento em leitura, tradução e legendação. O terceiro capítulo é dedicado à formação docente e ao ensino da leitura. Pensa-se o ensino da leitura sob novas nuanças, cruzando fronteiras e imergindo num mundo novo. O uso de filmes legendados como suporte para o ensino da leitura é um caminho. Assim, o quarto capítulo enfoca a relação entre cinema e ensino, demonstrando que os filmes têm sempre alguma possibilidade para o trabalho escolar. Aborda, ainda, com base em entrevista, como os professores trabalham com filmes legendados e o que é necessário para se trabalhar com esses filmes. Finaliza o quarto capítulo a seção que discute os benefícios para o ensino da leitura por meio do uso de filmes legendados. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Tradução e interpretação pt_BR
dc.subject.classification Letramento pt_BR
dc.subject.classification Cinema pt_BR
dc.title A contribuição de filmes legendados para o ensino da leitura pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
276929.pdf 704.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar