Saber navegar é preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem

DSpace Repository

A- A A+

Saber navegar é preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Catapan, Araci Hack pt_BR
dc.contributor.author Pedroso, Rogério Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T09:29:23Z
dc.date.available 2012-10-25T09:29:23Z
dc.date.issued 2012-10-25T09:29:23Z
dc.identifier.other 276668 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94400
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract As Instituições de Ensino Superior (IES), no Brasil, iniciaram a oferta de cursos de graduação a distância, a partir do final da década de 1990, com a aprovação dos marcos regulatórios que legitimaram e igualaram a certificação dos formandos do ensino superior a distância com a do presencial. Além disso, as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) passaram a ser utilizadas mais intensamente nas instituições como atualização na mediação pedagógica. Por outro lado a ampliação dos serviços oferecidos pela Internet (e-mail, www, site de pesquisa) e os istemas de Gerenciamento de Cursos On-Line, aqui chamado de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), possibilitaram a difusão de uma grande quantidade de cursos de graduação a distância em instituições educacionais públicas e privadas. Os gestores preocupados com o sucesso e a qualidade pedagógica dessa nova modalidade de ensino na graduação passam a oferecer, a estudantes e professores condições de atualização e domínio dos recursos oferecidos pelo AVEA. Porém, são ainda restritos os trabalhos que mostram como esse processo vem se instalando no interior das IES no país. O objetivo desta pesquisa é fazer um estudo detalhado de como ocorre esse processo, seus principais avanços e limitações. Este estudo busca conhecer como aconteceu a Capacitação dos Professores do Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, no uso do AVEA Moodle. O desenvolvimento desta pesquisa teve as seguintes etapas: revisão bibliográfica, estudo de documentos, aplicação de questionários, análise das informações e manifestações levantadas entre os professores e estudantes. Dos resultados, destaca-se que não basta a institucionalização do processo é preciso que professores e estudantes descubram o sentido do uso das tecnologias de comunicação digital e acreditem em seu potencial, utilizando-as cotidianamente como espaço de interação. O Moodle, como sistema para customização de um AVEA é uma ferramenta potencial para esse propósito. Porém, enquanto o uso da TCD for projeto ou curso, o nível de utilização é irrelevante e, às vezes, contraditório. É preciso que a TCD se torne uma questão ubíqua no fazer do professor e do estudante para realmente alcançar o impacto desejado. Acredita-se que os resultados deste estudo sejam generalizáveis a inúmeras outras situações semelhantes nas IES. pt_BR
dc.format.extent 340 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Saber navegar é preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
276668.pdf 2.347Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar