Música nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Música nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Girardello, Gilka Elvira Ponzi pt_BR
dc.contributor.author Azor, Gislene Natera pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T09:15:36Z
dc.date.available 2012-10-25T09:15:36Z
dc.date.issued 2012-10-25T09:15:36Z
dc.identifier.other 283575 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94377
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Considerando a lei 11.769/2008, que estabeleceu a música como conteúdo obrigatório na educação básica, esta pesquisa reflete sobre as perspectivas de trabalhos em parceria entre educador/a musical e professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entendendo a escola como um espaço privilegiado para a mediação musical na formação cultural das crianças, o trabalho examina as relações entre Infância e Cultura (Pinto, Kramer, Corsaro), os documentos que protegem o ensino de música nas escolas (Penna, Figueiredo), a importância do brincar na formação musical das crianças (Hortélio, Kishimoto, Brougère, Brito), a relação entre música e mídia (Stangl e Pamponete Filho, Souza) e a perspectiva da mídia-educação (Buckingham, Fantin). Entre as bases conceituais da pesquisa, destaca-se ainda a concepção de projeto de trabalho (Hernández). O trabalho envolveu um estudo de caso nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, situando as práticas musicais na rede; identificando as possibilidades e as dificuldades enfrentadas pelas professoras dos anos iniciais para realizar práticas musicais; observando uma experiência pedagógico-musical de um professor especialista; e examinando as possibilidades de a escola ser um espaço de mediação musical na formação cultural das crianças, na perspectiva da mídia-educação. O estudo evidenciou que a proposta da RME de Florianópolis é rica e desafiadora. As professoras dos anos iniciais mostraram sentir dificuldade em incluir a música em seus planejamentos e afirmaram sentir necessidade de realizar cursos de formação musical para ampliar e qualificar suas práticas musicais e suas possibilidades de mediações significativas à música popular massiva no cotidiano infantil. Já o professor especialista em música evidenciou a necessidade de uma formação teórica que contemple os conhecimentos do desenvolvimento humano de forma ampla, incluindo as dimensões cognitivas e corporais. Concluiu-se que para a escola se tornar um espaço de mediação musical na formação cultural das crianças de forma significativa, crítica e sensível são necessários investimentos em espaço, tempo, orientação e formação, incluindo a introdução de uma abordagem mídia-educativa para todos os educadores/as. Especificamente com relação à RME de Florianópolis, sugere-se que a rede oriente e possibilite experiências de trabalhos em parceria ou cooperativos entre educador/a musical e professores/as dos anos iniciais, enriquecendo ainda mais a presença da música nessa faixa do ensino fundamental. pt_BR
dc.format.extent 286 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Musica (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Ensino fundamental pt_BR
dc.subject.classification Infancia pt_BR
dc.title Música nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
283575.pdf 5.114Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar