Transposição didática do modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar

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Transposição didática do modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Frederico Firmo de Souza pt_BR
dc.contributor.author Melo, Ana Carolina Staub de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T09:11:36Z
dc.date.available 2012-10-25T09:11:36Z
dc.date.issued 2012-10-25T09:11:36Z
dc.identifier.other 280245 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94370
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa de Tese explora os potenciais didáticos do contexto histórico de Huygens para a educação científica. Na física escolar, as contribuições científicas de Christiaan Huygens (século XVII) expressam um exemplo de reconstrução didática dos fatos históricos. Esta abordagem resignifica as idéias deste cientista em termos de uma interpretação ondulatória atual. Ao Princípio de Huygens, agrega-se a idéia de superposição de ondas, em um modelo de ondas periódicas, por oposição à versão originalmente proposta em seu Tratado da Luz. de 1690. A fim de evidenciar uma possível intencionalidade didática nas reconstruções históricas do Princípio de Huygens, na física escolar, analisamos alguns livros didáticos do ensino superior. Com base nesse exemplo de resignificação didática, discorremos sobre os obstáculos presentes na transposição didática de episódios históricos ao contexto educativo. Isso porque, os documentos históricos, produzidos pelos historiadores, do mesmo modo que os textos originais dos cientistas, não podem, simplesmente, lançarem-se na ciência escolar. O que torna imprescindível delinear uma intencionalidade didática inequívoca do conteúdo histórico (do conteúdo de ensino) quando se pensa em sua transposição para a realidade educativa. Exploramos, assim, as possíveis faces da intencionalidade didática, presente na transposição didática tradicional, que descontextualiza, dessincretiza e despersonaliza, de modo dogmático, os fatos históricos da ciência. Esta análise mostrou a insuficiência do modelo freqüentemente dedicado à abordagem da física escolar. Por não favorecer o processo de conceitualização escolar que se caracteriza por um movimento contínuo e gradativo de significação e resignificação de conceitos, conforme delineado por estudos da psicologia cognitiva. Transpomos esta análise ao caso de Huygens. Exploramos, assim, a fragilidade da distorção histórica do modelo desse cientista para uma aprendizagem efetiva dos conceitos físicos presentes nos fenômenos ondulatórios. Em particular, porque essa abordagem é insuficiente para problematizar os equívocos dos estudantes quanto ao papel do meio na propagação das ondas mecânicas e suas idéias confusas de superposição de ondas. Expomos, então, como contribuição original da pesquisa uma estratégia didática que apresenta os potenciais didáticos do modelo de ondas mecânicas genuinamente proposto por Huygens. pt_BR
dc.format.extent 198 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Física pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Huygens, Principio de pt_BR
dc.subject.classification Teoria ondulatoria da luz pt_BR
dc.title Transposição didática do modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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