dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Campos, Karin Cozer de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T05:29:46Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T05:29:46Z |
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dc.date.issued |
2012-10-25T05:29:46Z |
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dc.identifier.other |
280694 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94004 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A questão fundamental desta pesquisa teve como foco a produção narrativa das crianças. Seu objetivo foi o de conhecer para compreender os processos de produção narrativa de um grupo de crianças no espaço escolar. Como objetivo paralelo, pensar sobre como estimular as crianças a contar histórias em tal ambiente. Em vista disso, procurou-se fazer um levantamento do repertório narrativo das crianças envolvidas na pesquisa, a fim de valorizá-lo, situá-lo e analisá-lo a partir de seus contextos social, histórico e cultural. Tratou-se, enfim, de tentar acessar o mundo da vida dessas crianças por meio da linguagem e, em particular, dos enunciados oralizados por elas. A pesquisa se deu numa perspectiva sócio-histórica, que serviu de suporte teórico-metodológico para observar e conhecer o campo de pesquisa, isto é, o meio social e cultural em que as crianças que faziam parte do trabalho se inserem. Além disso, essa perspectiva considera as condições e contradições que tais ambientes permitem à ampliação das experiências das crianças e à constituição de suas identidades culturais. A pesquisa envolveu, principalmente, rodas de narração de histórias com crianças entre cinco e seis anos de idade, que estudavam no primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, para que as crianças produzissem suas narrativas. A pesquisa teve como aporte conceitual, que serviu de fundamento para as discussões acerca das produções orais das crianças, a teoria da linguagem proposta por Bakhtin, perspectiva na qual a palavra é concebida como elemento inscrito e constituído na dimensão social. Neste contexto, foi possível compreender que a criança, ao narrar as suas histórias, potencializa o desenvolvimento de sua imaginação e linguagem. Além disso, permite para a criança o exercício da sua criatividade, amplia suas experiências e suas formas de perceber e sentir as coisas do mundo, além de possibilitar-lhe explorar subjetivamente suas próprias experiências de vida. |
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dc.format.extent |
173 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Historias |
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dc.subject.classification |
Narrativa (Retórica) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Crianças |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Imaginação |
pt_BR |
dc.title |
Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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