Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa

DSpace Repository

A- A A+

Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Girardello, Gilka Elvira Ponzi pt_BR
dc.contributor.author Campos, Karin Cozer de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T05:29:46Z
dc.date.available 2012-10-25T05:29:46Z
dc.date.issued 2012-10-25T05:29:46Z
dc.identifier.other 280694 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94004
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract A questão fundamental desta pesquisa teve como foco a produção narrativa das crianças. Seu objetivo foi o de conhecer para compreender os processos de produção narrativa de um grupo de crianças no espaço escolar. Como objetivo paralelo, pensar sobre como estimular as crianças a contar histórias em tal ambiente. Em vista disso, procurou-se fazer um levantamento do repertório narrativo das crianças envolvidas na pesquisa, a fim de valorizá-lo, situá-lo e analisá-lo a partir de seus contextos social, histórico e cultural. Tratou-se, enfim, de tentar acessar o mundo da vida dessas crianças por meio da linguagem e, em particular, dos enunciados oralizados por elas. A pesquisa se deu numa perspectiva sócio-histórica, que serviu de suporte teórico-metodológico para observar e conhecer o campo de pesquisa, isto é, o meio social e cultural em que as crianças que faziam parte do trabalho se inserem. Além disso, essa perspectiva considera as condições e contradições que tais ambientes permitem à ampliação das experiências das crianças e à constituição de suas identidades culturais. A pesquisa envolveu, principalmente, rodas de narração de histórias com crianças entre cinco e seis anos de idade, que estudavam no primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, para que as crianças produzissem suas narrativas. A pesquisa teve como aporte conceitual, que serviu de fundamento para as discussões acerca das produções orais das crianças, a teoria da linguagem proposta por Bakhtin, perspectiva na qual a palavra é concebida como elemento inscrito e constituído na dimensão social. Neste contexto, foi possível compreender que a criança, ao narrar as suas histórias, potencializa o desenvolvimento de sua imaginação e linguagem. Além disso, permite para a criança o exercício da sua criatividade, amplia suas experiências e suas formas de perceber e sentir as coisas do mundo, além de possibilitar-lhe explorar subjetivamente suas próprias experiências de vida. pt_BR
dc.format.extent 173 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Historias pt_BR
dc.subject.classification Narrativa (Retórica) pt_BR
dc.subject.classification Linguagem pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Imaginação pt_BR
dc.title Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
280694.pdf 817.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar