Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais

DSpace Repository

A- A A+

Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Otto, Claricia pt_BR
dc.contributor.author Schatzmann, Marilane pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T04:49:17Z
dc.date.available 2012-10-25T04:49:17Z
dc.date.issued 2012-10-25T04:49:17Z
dc.identifier.other 287079 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93933
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa trata acerca das memórias e dos saberes de duas professoras de anos iniciais da educação básica de escolas públicas estaduais da cidade de Joinville (SC). Para o seu desenvolvimento foi realizada a coleta de informações com base na experiência dessas professoras, no intuito de identificar como elas, no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvem práticas relacionadas ao ensino de História. Para tanto, procurou-se identificar aspectos explícitos e implícitos em documentos tais como: caderno de planejamento, caderno de alunos, cartazes, livros didáticos, planejamento anual, Projeto Político-Pedagógico (PPP), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina. Além disso, a metodologia da pesquisa consistiu na observação de aulas e na realização de entrevistas (gravadas e transcritas) visando à identificação, na trajetória de vida delas, de aspectos que se relacionassem às práticas e aos saberes mobilizados na atualidade. O aporte teórico-metodológico central se baseia em Maurice Tardif: os saberes dos professores são plurais, ou seja, originam-se da história de vida, da formação profissional inicial, dos saberes disciplinares, dos saberes curriculares e se (re)definem, principalmente, nos saberes constituídos com base na prática e na experiência no cotidiano escolar. pt_BR
dc.format.extent 142 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Ensino fundamental pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.title Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
287079.pdf 1.860Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar