dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Otto, Claricia |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Schatzmann, Marilane |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T04:49:17Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T04:49:17Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-25T04:49:17Z |
|
dc.identifier.other |
287079 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93933 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa trata acerca das memórias e dos saberes de duas professoras de anos iniciais da educação básica de escolas públicas estaduais da cidade de Joinville (SC). Para o seu desenvolvimento foi realizada a coleta de informações com base na experiência dessas professoras, no intuito de identificar como elas, no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvem práticas relacionadas ao ensino de História. Para tanto, procurou-se identificar aspectos explícitos e implícitos em documentos tais como: caderno de planejamento, caderno de alunos, cartazes, livros didáticos, planejamento anual, Projeto Político-Pedagógico (PPP), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina. Além disso, a metodologia da pesquisa consistiu na observação de aulas e na realização de entrevistas (gravadas e transcritas) visando à identificação, na trajetória de vida delas, de aspectos que se relacionassem às práticas e aos saberes mobilizados na atualidade. O aporte teórico-metodológico central se baseia em Maurice Tardif: os saberes dos professores são plurais, ou seja, originam-se da história de vida, da formação profissional inicial, dos saberes disciplinares, dos saberes curriculares e se (re)definem, principalmente, nos saberes constituídos com base na prática e na experiência no cotidiano escolar. |
pt_BR |
dc.format.extent |
142 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |