Características para colaboração, elaboração e edição em ambientes virtuais de aprendizagem em arquitetura e design

DSpace Repository

A- A A+

Características para colaboração, elaboração e edição em ambientes virtuais de aprendizagem em arquitetura e design

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Alice Theresinha Cybis pt_BR
dc.contributor.author Suzuki, Vanessa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T03:14:16Z
dc.date.available 2012-10-25T03:14:16Z
dc.date.issued 2012-10-25T03:14:16Z
dc.identifier.other 279111 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93768
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract A utilização da tecnologia da informação e comunicação, tendo por foco os ambientes virtuais de aprendizagem colaborativos tem levado a encurtar distâncias no desenvolvimento de atividades que necessitam do contato síncrono com outras pessoas para a sua realização. Diante disso, mecanismos passaram a ser utilizados para interagir entre as diversas mídias a fim de proporcionar a integração com o ensino e aprendizagem através destes ambientes. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar formas de colaboração, elaboração e edição em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Arquitetura e Design (AVA-AD). Foram analisados referenciais teóricos sobre o processo de ensino de projeto arquitetônico, tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem, ferramentas de colaboração e ambientes virtuais colaborativos 3D que possam ser integrados ao processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e para se alcançar os objetivos são realizados levantamentos bibliográficos e a aplicação de um questionário específico para trabalhar o processo de arquitetura e design no AVA-AD. Ao fim é efetuada uma síntese das características desejáveis a um ambiente para aprendizagem colaborativa de arquitetura e design, onde são apontados aspectos que podem ser adicionados neste tipo de ambiente para auxiliar no ensino de disciplinas de projeto arquitetônico. pt_BR
dc.format.extent xxiii, 135 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Arquitetura pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Projeto arquitetonico pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Realidade virtual pt_BR
dc.title Características para colaboração, elaboração e edição em ambientes virtuais de aprendizagem em arquitetura e design pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
279111.pdf 2.811Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar