dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Quinteiro, Jucirema |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Loureiro, Carla Cristiane |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T00:29:54Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T00:29:54Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.date.submitted |
2010 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
283423 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93582 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos (EF9Anos) nos Colégios de Aplicação (CAs) no Brasil, particularmente, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC), no sentido de verificar os limites e possibilidades do direito à infância na escola. A metodologia adotada pautou-se num amplo e rigoroso levantamento da produção acadêmica existente sobre o EF9Anos no Brasil; estudos e análises sobre a história de criação dos CAs e em particular do CA/UFSC; um estudo exploratório visando a elaboração de um panorama sobre a implantação do EF9Anos nos CAs; uso da história oral e, ainda, observação participante na disciplina relacionada ao estágio docente nos anos iniciais, realizado no CA/UFSC. Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa destaca-se a implantação do EF9Anos nos CAs por apresentar as mesmas dificuldades encontradas nas redes estaduais e municipais, tais como: falta de planejamento adequado; falta de professores/as para atender a demanda; precário espaço físico; falta de uma formação para os professores/as no sentido de compreender a escola como lugar privilegiado da infância. Mais do que isto, esta pesquisa conclui, entre outros aspectos, que tais escolas denominadas de Colégios de Aplicação, encontram-se isoladas e cada vez mais distantes das suas origens e finalidades, como campo de estágio e experimentação pedagógica, na medida em que os sujeitos aí envolvidos, não assumem a formação docente, como seu projeto de escola. |
pt_BR |
dc.format.extent |
228 p.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.title |
O Ensino fundamental de nove anos e o Colégio de Aplicação: da prontidão à emergência da infância |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |