O Ensino fundamental de nove anos e o Colégio de Aplicação: da prontidão à emergência da infância

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O Ensino fundamental de nove anos e o Colégio de Aplicação: da prontidão à emergência da infância

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Quinteiro, Jucirema pt_BR
dc.contributor.author Loureiro, Carla Cristiane pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T00:29:54Z
dc.date.available 2012-10-25T00:29:54Z
dc.date.issued 2010
dc.date.submitted 2010 pt_BR
dc.identifier.other 283423 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93582
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos (EF9Anos) nos Colégios de Aplicação (CAs) no Brasil, particularmente, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC), no sentido de verificar os limites e possibilidades do direito à infância na escola. A metodologia adotada pautou-se num amplo e rigoroso levantamento da produção acadêmica existente sobre o EF9Anos no Brasil; estudos e análises sobre a história de criação dos CAs e em particular do CA/UFSC; um estudo exploratório visando a elaboração de um panorama sobre a implantação do EF9Anos nos CAs; uso da história oral e, ainda, observação participante na disciplina relacionada ao estágio docente nos anos iniciais, realizado no CA/UFSC. Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa destaca-se a implantação do EF9Anos nos CAs por apresentar as mesmas dificuldades encontradas nas redes estaduais e municipais, tais como: falta de planejamento adequado; falta de professores/as para atender a demanda; precário espaço físico; falta de uma formação para os professores/as no sentido de compreender a escola como lugar privilegiado da infância. Mais do que isto, esta pesquisa conclui, entre outros aspectos, que tais escolas denominadas de Colégios de Aplicação, encontram-se isoladas e cada vez mais distantes das suas origens e finalidades, como campo de estágio e experimentação pedagógica, na medida em que os sujeitos aí envolvidos, não assumem a formação docente, como seu projeto de escola. pt_BR
dc.format.extent 228 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino fundamental pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.title O Ensino fundamental de nove anos e o Colégio de Aplicação: da prontidão à emergência da infância pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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