dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Abreu, Aline França de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Machado, Cátia dos Reis |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T22:26:43Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T22:26:43Z |
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dc.date.issued |
2012-10-24T22:26:43Z |
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dc.identifier.other |
289281 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93445 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As organizações convivem com o paradoxo da abundância de informações e a dificuldade de encontrar informações estratégicas para embasar a tomada de decisão. Nesse sentido, o processo de inteligência competitiva (IC) é uma ferramenta que pode ser utilizada pelas organizações para monitorar as informações do ambiente externo com o propósito de suportar a tomada de decisão. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo propor um modelo de análise estratégica baseada em processos de inteligência competitiva (IC) e gestão do conhecimento (GC). Justifica-se pela relevância da área tanto para a academia como para o meio empresarial e pela falta de um modelo de análise, já citado acima, que apresente os elementos que devem ser considerados na etapa de análise estratégica e a conexão entre o conhecimento gerado na análise estratégica e a gestão estratégica da empresa. A pesquisa compreende uma ampla revisão bibliográfica, um estudo multicaso e a verificação do modelo por especialistas da área de IC. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e que utilizou o método de estudo de multicaso para o seu desenvolvimento. Como resultado, esta pesquisa gerou um modelo de análise estratégica baseada em processos de inteligência competitiva (IC) e gestão do conhecimento (GC); um arcabouço teórico sobre o tema; a identificação de melhores práticas adotadas pelas empresas; a caracterização da etapa de análise estratégica; e a proposição de sistemáticas para estruturar o conhecimento gerado, contribuindo com a gestão do conhecimento nas organizações. |
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dc.format.extent |
273 f.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Engenharia e gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inteligência competitiva |
pt_BR |
dc.title |
Análise estratégica baseada em processos de inteligência competitiva (IC) e gestão do conhecimento (GC): proposta de um modelo |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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