Sistemática para seleção de projetos de responsabilidade social com impacto no negócio das instituições de ensino superior

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Sistemática para seleção de projetos de responsabilidade social com impacto no negócio das instituições de ensino superior

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Possamai, Osmar pt_BR
dc.contributor.author Lohn, Vanderleia Martins pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T20:48:38Z
dc.date.available 2012-10-24T20:48:38Z
dc.date.issued 2012-10-24T20:48:38Z
dc.identifier.other 275695 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93346
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract A implementação da Responsabilidade Social tem sido uma tarefa de difícil execução para as organizações, reportando como causa freqüente resultados não satisfatórios ao posicionamento estratégico, pois seu sucesso não depende apenas de boas práticas sociais, mas também de fazer com que os projetos sociais tornem-se parte do negócio da organização. As dúvidas geradas nesse sentido ainda confundem muitos gestores sobre a implementação da Responsabilidade Social, questionando o retorno do investimento das práticas de ações sociais baseadas somente em necessidades sociais, sem retorno à sustentabilidade e ao aumento da vantagem competitiva da organização. As organizações têm buscado encontrar meios de medir o impacto de tais projetos sobre os indicadores de desempenho e, neste sentido, propõe-se desenvolver uma sistemática para selecionar projetos de Responsabilidade Social que tenha impacto nos indicadores de desempenho vinculados ao negócio de uma Instituição de Ensino Superior. Para a construção desta sistemática, considera-se a pesquisa bibliográfica realizada, onde são caracterizados os objetivos estratégicos para a construção dos indicadores de desempenho característicos de Instituições de Ensino Superior, os indicadores de Responsabilidade Social, identificados os modelos de indicadores pesquisados na literatura, além das ferramentas e métodos de sistemas, que proporcionaram identificar as relações de influências dos enlaces construídos entre os indicadores e projetos de extensão universitária. A aplicação da sistemática possibilitou identificar os projetos que geram impacto nos indicadores de desempenho da IES, possibilitando, desta forma, estabelecer critérios para a seleção de projetos de Responsabilidade Social futuros, neste caso, os projetos de extensão universitária. Além disso, a aplicação da sistemática em uma IES permitiu observar a relação de impacto dos indicadores de Responsabilidade Social sobre os indicadores de desempenho, de forma a identificar a importância da Responsabilidade Social para uma IES, uma vez que foi comprovado o retorno de investimento dos projetos. pt_BR
dc.format.extent 181 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Extensão universitaria pt_BR
dc.subject.classification Projetos pt_BR
dc.subject.classification Responsabilidade social pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Indicadores pt_BR
dc.title Sistemática para seleção de projetos de responsabilidade social com impacto no negócio das instituições de ensino superior pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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