As experiências das escolas do campo no contexto da proposta de educação popular no município de Chapecó/SC (1997-2004)

DSpace Repository

A- A A+

As experiências das escolas do campo no contexto da proposta de educação popular no município de Chapecó/SC (1997-2004)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Jantsch, Ari Paulo pt_BR
dc.contributor.author Valter, Jane Suzete pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T20:21:36Z
dc.date.available 2012-10-24T20:21:36Z
dc.date.issued 2012-10-24T20:21:36Z
dc.identifier.other 270314 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93317
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract Nesta pesquisa, pretende-se explicitar criticamente o projeto de educação popular junto às escolas do campo localizadas no município de Chapecó-SC, no período de 1997 a 2004, durante a administração popular realizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), evidenciando os avanços e os limites presentes nas experiências de educação popular no interior de um espaço-tempo institucional estatal. Mais concretamente, analisa-se a educação escolar na perspectiva popular, considerando seus limites na sociabilidade do capital; trata-se dos pressupostos teórico-metodológicos da proposta de educação popular para as escolas do campo; avalia-se a implementação dessa proposta no contexto da educação escolar do município de Chapecó-SC, considerando a administração popular entre 1997 e 2004. Em face do caráter crítico, também se busca entender os processos contraditórios que emergem na sociedade burguesa e a relação entre Estado e educação tendo como referência, principalmente, as obras de Marx, Meszáros, Engels e Florestan Fernandes. A partir da experiência de Educação do Campo em Chapecó-SC, pode-se afirmar que a educação apresenta-se como uma das possibilidades para construir práticas na direção da emancipação humana, contrapondo-se à educação capitalista, embora com limites face à institucionalidade do Estado burguês. Mesmo sob esses limites, a experiência de Educação do Campo da administração popular em questão implicou uma reorganização desde sua concepção até a maneira de desenvolvê-la na prática. Esta então se apresentou como uma das possibilidades de construir práticas na direção da autonomia dos envolvidos, destacando-se o processo de democratização-participação da comunidade escolar e elevando a consciência de classe dos trabalhadores do campo. pt_BR
dc.format.extent 162 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação popular pt_BR
dc.subject.classification Chapecó (SC) pt_BR
dc.title As experiências das escolas do campo no contexto da proposta de educação popular no município de Chapecó/SC (1997-2004) pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Vendramini, Celia Regina pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
270314.pdf 11.47Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar