Avaliação dos portais turísticos governamentais quanto ao suporte à gestão do conhecimento

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Avaliação dos portais turísticos governamentais quanto ao suporte à gestão do conhecimento

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Todesco, Jose Leomar pt_BR
dc.contributor.author Biz, Alexandre Augusto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T17:28:11Z
dc.date.available 2012-10-24T17:28:11Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 266704 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93158
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.description.abstract O objetivo dessa pesquisa visa avaliar os portais turísticos gerenciados pelas Organizações Públicas de Turismo quanto a sua capacidade de suporte à gestão do conhecimento. Justifica-se o foco nas Organizações Públicas de Turismo pelo papel que o Estado exerce no fomento da atividade turística. Ao todo foram avaliados vinte e nove portais turísticos gerenciados por Organizações Públicas de Turismo de instância de governança federal e estadual. Utilizou-se o método misto mediante a comparação triangular cruzada entre a construção de um modelo de referência de avaliação de portais turísticos com suporte à gestão do conhecimento baseado em conceitos e modelos de gestão do conhecimento, a mensuração de indicadores quantitativos desenvolvidos a partir do comparativo de três modelos de análises de portais turísticos e do modelo referencial de portal turístico; e a mensuração do instrumento qualitativo construído a partir do modelo de representação de fluxo de informação, no domínio da integração de sistemas de informação, no modelo de ciclo de vida do conhecimento e no modelo de arquitetura da gestão do conhecimento. Como resultado, pode-se perceber as deficiências administrativas e estratégicas das Organizações Públicas de Turismo brasileiras quanto ao uso dos portais turísticos como ferramenta estratégica para tomada de decisões. A ausência de integração entre os envolvidos no processo e do uso de ferramentas de tecnologia e de gestão inibem o processo de obtenção do conhecimento individual (orientação pessoal) e organizacional (orientação as tecnologias), prejudicando o mapeamento do conhecimento (individual e organizacional) bem como a construção de um repositório de conhecimento (memória organizacional). Como considerações finais, afirma-se que os portais turísticos analisados não foram arquitetados para dar suporte à gestão do conhecimento e que o seu uso é subtilizado enquanto ferramenta estratégica de gestão de destinos turísticos. pt_BR
dc.format.extent [141] f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Turismo pt_BR
dc.subject.classification Portais da Web pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Avaliação dos portais turísticos governamentais quanto ao suporte à gestão do conhecimento pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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