Rodando o engenho: reflexões teórico-metodológicas sobre a brincadeira de fazer vídeo, na perspectiva da mídia-educação

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Rodando o engenho: reflexões teórico-metodológicas sobre a brincadeira de fazer vídeo, na perspectiva da mídia-educação

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Girardello, Gilka Elvira Ponzi pt_BR
dc.contributor.author Peres, Fábio Lessa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T16:48:00Z
dc.date.available 2012-10-24T16:48:00Z
dc.date.issued 2012-10-24T16:48:00Z
dc.identifier.other 273350 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93110
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho procura refletir sobre novas possibilidades da utilização da ferramenta do vídeo com crianças, onde assuntos relativos à identidade sejam permeados por questões como a diversidade cultural. A pesquisa se desenvolveu através da construção coletiva de um audiovisual por um grupo de crianças da Vila Verde, situada na Costa da Lagoa, em Florianópolis, Santa Catarina. Esta localidade se caracteriza por preservar um modo de vida tradicional, a partir de uma cultura de base açoriana. Durante muito tempo seus habitantes viveram da pesca e da lavoura familiar, assim como o restante da ilha de Santa Catarina. No entanto, devido à sua dificuldade de acesso e comunicação com a cidade, a Costa da Lagoa resistiu aos impulsos do crescimento urbano, preservando modos de relações peculiares que caracterizam a cultura do local. O método de investigação proposto nesta pesquisa parte da perspectiva da mídia-educação, procurando estabelecer relações também entre os referenciais da antropologia visual e do vídeoprocesso. A possibilidade de a pesquisa ser desenvolvida através de um processo envolvendo uma montagem audiovisual permite observar como as crianças se apropriam da ferramenta de uma forma lúdica, enquanto se permitem experimentar diferentes formas de captar o seu entorno. O ato de "brincar de fazer um vídeo" se torna um momento de associação entre os discursos da mídia e as representações realizadas nas brincadeiras, na medida em que ambas retratam valores e significados de uma cultura. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Video-teipes na educação pt_BR
dc.subject.classification Identidade pt_BR
dc.subject.classification Cultura pt_BR
dc.title Rodando o engenho: reflexões teórico-metodológicas sobre a brincadeira de fazer vídeo, na perspectiva da mídia-educação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
273350.pdf 1.364Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar