A Série de Leitura Graduada Pedrinho (1953-1970) e a perspectiva de socialização em Lourenço Filho

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A Série de Leitura Graduada Pedrinho (1953-1970) e a perspectiva de socialização em Lourenço Filho

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Daros, Maria das Dores pt_BR
dc.contributor.author Abreu, Raquel de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T15:46:57Z
dc.date.available 2012-10-24T15:46:57Z
dc.date.issued 2012-10-24T15:46:57Z
dc.identifier.other 270267 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93051
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract As propostas de socialização para a infância brasileira presentes na Série de Leitura Graduada Pedrinho, publicada pelas Edições Melhoramentos entre os anos de 1953 e 1970, articuladas às idéias divulgadas por seu autor, o intelectual Manoel Bergström Lourenço Filho (1897-1970), são objeto da presente dissertação. O autor, integrante do Movimento dos Pioneiros da Escola Nova no Brasil, é apresentado como personalidade articulada e articuladora das idéias e das práticas educativas para a escola brasileira por mais de cinqüenta anos. Aqui, a Série de Leitura Graduada Pedrinho é inventariada e descrita como um todo, por suas edições, tiragens e apresentação gráfica. O recorte analítico prioriza os volumes Pedrinho e seus amigos e Aventuras de Pedrinho, que são o segundo e terceiro livros da série, articulados ao Guia do Mestre, volume destinado pelo autor à orientação do professor que adota a série nas salas de aula. Metodologicamente, faz-se um estudo comparado entre os conteúdos da série e o capítulo V de Introdução ao estudo da Escola Nova, obra do mesmo autor, destinada à formação de professores no Brasil desde os anos trinta. Seguindo a mesma metodologia, de forma destacada, são analisados elementos textuais da Série de Leitura Graduada Pedrinho (por seus textos escritos e ilustrações) relacionados à Sociologia da Educação, especialmente a influência exercida pela teoria sociológica clássica de Émile Durkheim e apropriadas por Lourenço Filho nos livros para a infância escolar brasileira. Para tanto, são utilizadas as obras clássicas de Durkheim Educação e Sociologia, traduzida por Lourenço Filho em 1928 e Educação Moral, traduzida e publicada recentemente no Brasil. Sob esse aspecto, são examinados os modelos de conduta socialmente construídos na Série Pedrinho e de que forma estão representadas as instituições sociais brasileiras, por seus padrões culturais, relações de trabalho, suas leis e seus valores. Cabe ressaltar a representação das identidades sociais e o papel da geração de adultos, notavelmente o lugar do homem mais velho, na série, que é percebido como definidor na condução das lições de cada livro. A partir de conceitos da sociologia clássica, como instituição social, socialização, solidariedade orgânica e educação moral, como também as categorias patriotismo e nacionalismo, identificados na Série Pedrinho, procuramos relacionar o autor, sua obra e suas idéias num determinado contexto social, histórico e político da nação brasileira. pt_BR
dc.format.extent 258 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Socialização pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title A Série de Leitura Graduada Pedrinho (1953-1970) e a perspectiva de socialização em Lourenço Filho pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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