dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vanzin, Tarcisio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gonçalves, Marise Matos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T15:33:33Z |
|
dc.date.available |
2012-10-24T15:33:33Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-24T15:33:33Z |
|
dc.identifier.other |
276662 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93033 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os ambientes virtuais de aprendizagem estão cada vez mais adentrando nos espaços escolares e sendo inseridos na prática docente. Outra prática que está se tornando comum nas escolas é a criação de brinquedotecas (espaço onde o brincar e ou aprender estão intimamente ligados). Todavia, muitas das pesquisas realizadas com a educação em ambientes lúdicos e tecnológicos não têm associado o uso da brinquedoteca no espaço virtual. Por essa razão essa pesquisa procurou validar uma brinquedoteca virtual que possa contribuir no processo ensino-aprendizagem mediada por tecnologia no ensino fundamental. A fim de responder a essa questão, foi elaborado um protótipo de brinquedoteca virtual e aplicado em turmas de 1ª a 9ª série da Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz em Florianópolis-SC. A presente Dissertação de Mestrado validou a aplicabilidade da brinquedoteca virtual como uma ferramenta educacional. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brinquedotecas |
pt_BR |
dc.title |
Brinquedoteca virtual escolar: possivel aproximação da criança ao brincar e à aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Ulbricht, Vânia Ribas |
pt_BR |