O ambiental nos livros didáticos de geografia: uma leitura nos conteúdos de geografia do Brasil

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O ambiental nos livros didáticos de geografia: uma leitura nos conteúdos de geografia do Brasil

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nascimento, Rosemy da Silva pt_BR
dc.contributor.author Desiderio, Raphaela de Toledo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T15:23:04Z
dc.date.available 2012-10-24T15:23:04Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 267699 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93020
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract A temática ambiental apresenta atualmente diversas significações e formas de abordagem. Ao ser submetida ao texto pedagógico assume características e reproduz discursos específicos. O entendimento de como o ambiental se apresenta no ensino de geografia do Brasil dialoga nesta pesquisa com o ambiental produzido nos currículos nacional e estadual. Esse encontro se dá através da leitura de três livros didáticos de 7º ano do Ensino Fundamental e avalia as possíveis permanências e dissonâncias entre as propostas, os documentos e o livro didático. A opção pela análise do livro didático reconhece o mesmo como um aparato educacional e cultural capaz de produzir, reproduzir e dissolver realidades. Além disso, e diante de variadas ferramentas de ensinoaprendizagem disponíveis hoje em dia, o livro didático continua exercendo papel significativo no cotidiano escolar. As singularidades adquiridas pelo ambiental quando conformadas ao texto pedagógico nos encaminha para a reflexão das generalizações, simplificações, reducionismos e mera reprodução de informações veiculadas por esses materiais educativos, fato que não coincide com a indicação de abordagem da temática pelas propostas curriculares. A leitura do ambiental no livro didático de geografia oportuniza a discussão da temática vinculada às noções de problema e destruição, materializada por espaços mais ou menos impactados ou alterados e reforça a reprodução de uma realidade construída. A apresentação de um mundo já pensado moldado pelo texto pedagógico não permite o desenvolvimento do senso crítico e nem mesmo reconhece a complexidade inserida na questão. pt_BR
dc.description.abstract The environmental theme currently presents several meanings and forms of approach. Once it#s submitted to a pedagogical text it takes up characteristics and reproduces specific speeches. The understanding of how the environment presents itself in the teaching of Brazil#s geography discusses in this research with the environmental produced in the national and state curricular planning. This junction is given through the reading of three textbooks from seventh grade and evaluates its possible permanences and dissonances among the proposals, the documents and the textbook. The option through the analysis of the textbook recognizes it as an educational and cultural tool capable of producing, reproducing and dissolving realities. Moreover, and facing various teaching/learning tools available nowadays, the textbook keeps fulfilling a significant role in the everyday school life. The singularities acquired by the environmental one when adapted to the pedagogical text leads us to the reflection of generalization, simplification, reductionism and mere reproduction of the information conveyed these educational material, a fact that does not coincide with the indication of approach of the theme by the curricular proposals. The reading of the environmental geography textbook takes advantage of the discussion of the theme conveyed to problem notions and destruction, takes form by spots more or less impacted or altered reinforces the reproduction of a constructed reality. The appearance of a pre-thought world moulded by the pedagogical text does not allow the development of the critical sense nor does it recognize the complexity inserted the issue. en
dc.format.extent 173 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Geografia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Meio ambiente pt_BR
dc.subject.classification Livros didaticos pt_BR
dc.subject.classification Ensino fundamental pt_BR
dc.title O ambiental nos livros didáticos de geografia: uma leitura nos conteúdos de geografia do Brasil pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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