dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Serrão, Maria Isabel Batista |
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dc.contributor.author |
Costa, Caroline Machado |
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dc.date.accessioned |
2012-10-24T15:18:04Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T15:18:04Z |
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dc.date.issued |
2012-10-24T15:18:04Z |
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dc.identifier.other |
276401 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93016 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) -Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009 |
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dc.description.abstract |
Buscou-se, neste estudo, caracterizado como uma "monografia de base", compreender como são abordadas as relações entre educação, criança, infância e narração de histórias na escola em dissertações de mestrado na área de Educação. Pela consulta ao Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, foi possível encontrar um universo de 22 (vinte dois) resumos que apresentavam narração de histórias, infância e criança como palavras-chave das dissertações e teses produzidas no período entre 1987 e 2007. Diante deste levantamento percebeu-se que a primeira pesquisa relacionada à prática de narrar histórias foi concluída no ano de 1995 e somente em 2004 a produção acadêmica sobre essa temática começou a aumentar no campo educacional. Deste universo apenas 4 (quatro) eram as pesquisas em nível de mestrado que tratavam da narração de histórias na escola. Considerando o conteúdo de 3 (três) destas dissertações constatou-se que em todas as pesquisas a narração de histórias é apresentada como uma atividade artística, que deve estar presente no cotidiano escolar, pois auxilia o desenvolvimento da imaginação. Ainda que inicialmente não fosse o objetivo desta pesquisa, no decorrer do processo surgiu à necessidade de buscar referenciais teóricos para compreender as relações entre a atividade criadora, a imaginação e as dimensões estéticas da narração de histórias. Principalmente a partir das idéias apresentadas em algumas das obras de Adolfo Sánchez Vázquez e Lev S. Vigotski foi possível encontrar os elementos para esse estudo. A narração de histórias na escola é importante principalmente porque contribui para o desenvolvimento da atividade criadora. Sua presença no cotidiano escolar auxilia as crianças a desenvolverem a percepção estética, estimula o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, de maneira a oferecer instrumentos que possibilitem a criação de condições para compreender e transformar a realidade. |
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dc.format.extent |
129 p.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Crianças |
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dc.subject.classification |
Infância (Direito) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Historias |
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dc.title |
Infância, criança, escola nas pesquisas educacionais sobre narração de histórias |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
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