Infância, criança, escola nas pesquisas educacionais sobre narração de histórias

DSpace Repository

A- A A+

Infância, criança, escola nas pesquisas educacionais sobre narração de histórias

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Serrão, Maria Isabel Batista pt_BR
dc.contributor.author Costa, Caroline Machado pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T15:18:04Z
dc.date.available 2012-10-24T15:18:04Z
dc.date.issued 2012-10-24T15:18:04Z
dc.identifier.other 276401 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93016
dc.description Dissertação (mestrado) -Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract Buscou-se, neste estudo, caracterizado como uma "monografia de base", compreender como são abordadas as relações entre educação, criança, infância e narração de histórias na escola em dissertações de mestrado na área de Educação. Pela consulta ao Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, foi possível encontrar um universo de 22 (vinte dois) resumos que apresentavam narração de histórias, infância e criança como palavras-chave das dissertações e teses produzidas no período entre 1987 e 2007. Diante deste levantamento percebeu-se que a primeira pesquisa relacionada à prática de narrar histórias foi concluída no ano de 1995 e somente em 2004 a produção acadêmica sobre essa temática começou a aumentar no campo educacional. Deste universo apenas 4 (quatro) eram as pesquisas em nível de mestrado que tratavam da narração de histórias na escola. Considerando o conteúdo de 3 (três) destas dissertações constatou-se que em todas as pesquisas a narração de histórias é apresentada como uma atividade artística, que deve estar presente no cotidiano escolar, pois auxilia o desenvolvimento da imaginação. Ainda que inicialmente não fosse o objetivo desta pesquisa, no decorrer do processo surgiu à necessidade de buscar referenciais teóricos para compreender as relações entre a atividade criadora, a imaginação e as dimensões estéticas da narração de histórias. Principalmente a partir das idéias apresentadas em algumas das obras de Adolfo Sánchez Vázquez e Lev S. Vigotski foi possível encontrar os elementos para esse estudo. A narração de histórias na escola é importante principalmente porque contribui para o desenvolvimento da atividade criadora. Sua presença no cotidiano escolar auxilia as crianças a desenvolverem a percepção estética, estimula o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, de maneira a oferecer instrumentos que possibilitem a criação de condições para compreender e transformar a realidade. pt_BR
dc.format.extent 129 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Infância (Direito) pt_BR
dc.subject.classification Escolas pt_BR
dc.subject.classification Historias pt_BR
dc.title Infância, criança, escola nas pesquisas educacionais sobre narração de histórias pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Girardello, Gilka Elvira Ponzi pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
276401.pdf 1.058Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar