Trajetórias migratórias e redes sociais: a mobilidade espacial de professores universitários argentinos para Florianópolis(SC)

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Trajetórias migratórias e redes sociais: a mobilidade espacial de professores universitários argentinos para Florianópolis(SC)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dias, Leila Christina Duarte pt_BR
dc.contributor.author Burgos, Nadia Evelyn pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T12:29:10Z
dc.date.available 2012-10-24T12:29:10Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 266116 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92800
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho são analisadas as trajetórias migratórias dos professores argentinos em Florianópolis, considerando o enfoque da Análise de Redes Sociais. A partir da análise e interpretação de entrevistas, reconhecemos a multiplicidade de fatores que provocam a migração qualificada deste grupo de acadêmicos ao Brasil e a sua correspondência com os tipos de trajetórias encontradas. Avança-se no conhecimento das causas que provocam a migração e como as imagens criadas do Brasil fizeram com que, por um lado, a migração dos professores argentinos comece antes do deslocamento espacial e, por outro, represente um obstáculo à integração dos professores argentinos na comunidade receptora. Logo, são estabelecidas algumas considerações parciais que demonstram a importância dos chamados laços fracos no processo migratório e no casamento entre o micro e o macro - social. Conclui-se que a aplicação do método de redes sociais ajuda a explicar o fenômeno da mobilidade espacial de maneira completa; partindo da análise das relações, chega-se à construção de partes da rede de professores argentinos no Brasil. pt_BR
dc.description.abstract The proposal of this thesis is to analyze the migratory trajectories of Argentinian professors in Florianópolis considering the theories which refer to the Analysis of Social Networks. From the analysis and interpretation of our interviews, we recognize the multiplicity of factors that incite the migration described of this group of academics to Brazil and their correspondence with the types of trajectories found. The knowledge of the causes that provoke this migration and how these images of are created have been developed in this Thesis. On one hand, the migration of the Argentinian professors begins before the spacial dislocation and on the other hand, it represents an obstacle to the integration of the Argentinian professors in the receptor community. It is concluded that the application of the social networks method helps to explain the phenomenon of spacial mobility in a complete way. Therefore the analysis of these relations draws closer the construction of parts of the argentinian teachers' network in Brazil. Some partial considerations are established in order to demonstrate the importance of the so-called weak knots in the migratory process and in the marriage between the micro and the macro - social relationships. en
dc.format.extent 136 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Geografia pt_BR
dc.subject.classification Migração pt_BR
dc.subject.classification Professores universitarios pt_BR
dc.subject.classification Mobilidade social pt_BR
dc.subject.classification Mobilidade profissional pt_BR
dc.title Trajetórias migratórias e redes sociais: a mobilidade espacial de professores universitários argentinos para Florianópolis(SC) pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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