Currículo de educação popular para a educação infantil: limites, tensões e possibilidades a partir da experiência do município de Chapecó - SC

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Currículo de educação popular para a educação infantil: limites, tensões e possibilidades a partir da experiência do município de Chapecó - SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rocha, Eloisa Acires Candal pt_BR
dc.contributor.author Azambuja, Isabel Spingolon pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T11:38:32Z
dc.date.available 2012-10-24T11:38:32Z
dc.date.issued 2012-10-24T11:38:32Z
dc.identifier.other 269686 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92728
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract A dissertação analisa a orientação do currículo popular crítico do município de Chapecó - SC, na gestão de 1997 a 2004 e as implicações teóricas e práticas da pedagogia freiriana para Educação Infantil. A pesquisa foi realizada por meio de análise de documentos, tendo como foco o desenvolvimento da pedagogia freiriana para organização curricular da Educação Infantil, definindo-se categorias para subsidiar o desenvolvimento da análise, no sentido de identificar as principais indicações teóricas e práticas que orientam a organização do currículo para a Educação Infantil. As principais conclusões apontam para uma ação educativa orientada por perspectiva política de Educação Popular, com princípios bem definidos para o desenvolvimento de propostas curriculares que tem como objetivo a transformação social. As principais diretrizes apontadas inscrevem-se dentro de uma proposta que tem como ponto de partida a realidade social das crianças, das famílias, da comunidade. Na sua organização, toma a participação como princípio da democracia, através de uma metodologia pedagógica que busca articular a teoria e a prática nos processos de apropriação e produção do conhecimento. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Pedagogia crítica pt_BR
dc.title Currículo de educação popular para a educação infantil: limites, tensões e possibilidades a partir da experiência do município de Chapecó - SC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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