Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Vânia Beatriz Monteiro da pt_BR
dc.contributor.author Paninson, Leticia Anelise Soares pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T11:23:21Z
dc.date.available 2012-10-24T11:23:21Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 266099 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92704
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa "Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas" foi desenvolvida com o interesse de apreender quais as ideias de ensino e avaliação escolar, concebidas pelos acadêmicos concluintes de Licenciatura em Ciências Biológicas, de 7ª/8ª fases, de um curso em uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Seu desenvolvimento ocorreu de 2006 a 2008, no contexto do curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Para a construção dos dados, foram colhidas informações e argumentos dos acadêmicos da referida turma, por meio de um questionário com questões abertas e fechadas, seguido de entrevista individual, com uma mostra de representação do mesmo grupo. Integrou a construção do material, a leitura do projeto pedagógico e de programas das disciplinas ofertadas no interior do currículo vigente. Foi desenvolvido um referencial teórico abordando os temas currículo, avaliação escolar, formação docente geral e em Ciências Biológicas, com uma breve abordagem histórica dessa área formativa, visando a subsidiar o debate pertinente à problemática central. Analisados os dados, pôde-se identificar uma expectativa de educação, ainda impregnada da perspectiva instrumental da avaliação no ensino, com a centralidade da organização e o desenvolvimento pedagógico, na pessoa do professor. Ainda, pensam a avaliação mediante instrumentos como provas escritas e trabalhos, sobre os quais paira uma reiterada insatisfação, como fontes de informação sobre as aprendizagens escolares. Assim, encontra-se uma posição ambivalente em que, de um lado, os acadêmicos ainda pensam/ensinam sob um ideário acrítico, por outro, almejam construir capacidades para modificar sua leitura do contexto escolar, em especial as relações professor-aluno, em uma articulação metodológica numa proposta mais democrática de avaliação. Tais ideias são entendidas como parte de sua construção, como professores, sob a influência decisiva de modelos da escolarização básica, que se combinam às práticas formativas e aos conteúdos das mediações, em sua inserção nos estágios curriculares. Concluiu-se, destacando a necessidade de fortalecer ações formativas - na universidade e nas escolas - com ênfase na compreensão do ensino e da avaliação, em Ciências e em Biologia, como prática que integra o currículo, para além das aulas, permitindo colocar em diálogo e debate as várias problematizações relevantes e que já fazem parte do repertório pedagógico dos acadêmicos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ciências biológicas pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Estudantes universitarios pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Avaliação educacional pt_BR
dc.title Concepções de ensino e avaliação escolar na perspectiva de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
266099.pdf 1.719Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar