dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fleuri, Reinaldo Matias |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Acordi, Leandro de Oliveira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T10:36:10Z |
|
dc.date.available |
2012-10-24T10:36:10Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.date.submitted |
2009 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
276581 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92628 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A história recente da capoeira pode ser contada como expressão contemporânea a partir de múltiplos enfoques e, por isso, assume diferentes significações. Esta nova configuração tem ampliado suas possibilidades de compreensão e contribuído para ler e escrever sua história, nos campos práticos e teóricos. Em contrapartida, é possível observar sintomas geradores de mudanças no modo de produção, organização e manutenção dos saberes desta prática cultural. Como se realizam os processos de elaboração e manutenção dos saberes entre mestre e discípulo na capoeira? O que teria para contar o sujeito da capoeira, (in)formado a partir destes meios? Assim, buscando compreender a forma de organizar os saberes desta prática cultural e os elementos educativos presentes na relação entre mestre e discípulo e de modo geral, nos saberes que representam a capoeira na sociedade contemporânea, foram realizadas: entrevista com cinco gerações de jogadores de capoeira de Florianópolis da Associação Brasileira de Capoeira Angola Palmares/Associação Cultural Ilha de Palmares; e análise das seções O menino é bom, bate palma pra ele e Ela é bonita e ligeira, publicadas na Revista Capoeira. Apontamos para a necessidade de uma relação entre mestre e discípulo pautada através da comunicação, considerando as memórias e experiências dos mestres na relação com conhecimentos dos discípulos como constituintes da manutenção e elaboração dos saberes na/da capoeira. A pesquisa sugere também questões relevantes para futuras investigações no campo da produção e comunicação dos diferentes saberes em práticas interculturais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
291 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Capoeira |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunicação |
pt_BR |
dc.title |
Memória e experiência: elementos de formação do sujeito de capoeira |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Real, Márcio Penna Corte |
pt_BR |