Análise do impacto da aplicação da filosofia lean em armazéns e centros de distribuição: o caso de um centro de distribuição de peças automotivas

DSpace Repository

A- A A+

Análise do impacto da aplicação da filosofia lean em armazéns e centros de distribuição: o caso de um centro de distribuição de peças automotivas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Taboada Rodriguez, Carlos Manuel pt_BR
dc.contributor.author Mauro, Vinicius de Morais pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T09:35:43Z
dc.date.available 2012-10-24T09:35:43Z
dc.date.issued 2012-10-24T09:35:43Z
dc.identifier.other 275537 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92512
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo avaliar a implantação de conceitos de produção enxuta oriundos do Sistema Toyota de Produção em Armazéns e Centros de Distribuição. Para tal, foi utilizada uma sistemática que consiste em avaliar a situação atual em termos de desperdícios, re-desenhar os processos utilizando os conceitos Lean, e implantar as mudanças garantindo a sustentabilidade das melhorias efetuadas. Para cada uma dessas etapas, foram estudadas ferramentas específicas visando alcançar o objetivo proposto. O estudo de caso apresentado refere-se à aplicação desta sistemática em um Centro de Distribuição de peças automotivas para reposição de uma montadora nacional, restringindo-se, portanto, a este ambiente de trabalho. Originário da indústria automobilística, o Sistema Toyota de Produção já demonstrou resultados positivos, não somente em manufatura, mas também no setor de serviços, como supermercados, hospitais, bancos, além de operações logísticas como centros de distribuição, cross-dockings, armazéns-gerais, etc. Tendo a logística se tornado atualmente o diferencial competitivo de muitas empresas, com prazos de entrega cada vez menores e maior personalização dos serviços, este trabalho adquire especial importância uma vez que os Centros de Distribuição se constituem num dos mais importantes elos do canal de distribuição das organizações. Foi demonstrado no estudo de caso que, aplicando conceitos simples do Sistema Toyota de Produção, visando a busca contínua pela eliminação de desperdícios, foi possível obter ganhos de produtividade da ordem de 18%, bem como melhorias nos níveis de serviço em até 90%, sem grandes investimentos em infra-estrutura e tecnologia. pt_BR
dc.description.abstract This work aims to evaluate the implementation of Toyota#s Production System lean concepts into Warehouses and Distribution Centers. In order to achieve that, was utilized a method that consists in investigating the current situation in terms of waste, redesigning processes based on Lean concepts, and implementing the changes ensuring the sustainability of all improvements done. For each of these steps, specific tools were studied aiming to achieve the proposed results. The case study presented here refers to the application of this method in a Distribution Center for automotive spare parts of a Brazilian automaker, therefore being restricted to this working environment. Originally from automotive industry, the Toyota#s Production System has showed positive results, not only in manufacture, but also in the services segment, as supermarkets, hospitals, banks, as well as in logistics operations, like Distribution Centers, cross-dockings, general warehouses, etc. Since logistics has became a competitive differential for many companies, with even lower delivery deadlines and a higher services customization, this work acquires a special importance once the Distribution Centers consist in one of the most important links of the distribution channel in organizations. It was demonstrated in the case study that, just applying simple concepts from Toyota#s Production System, aiming the continuous search for waste elimination, was possible to improve the productivity by 18%, as well as improve the service level up to 90%, without any major investments in infrastructure and technology. en
dc.format.extent 158 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia civil pt_BR
dc.subject.classification Logistica empresarial pt_BR
dc.subject.classification Distribuição fisica de bens pt_BR
dc.subject.classification Manufatura enxuta pt_BR
dc.title Análise do impacto da aplicação da filosofia lean em armazéns e centros de distribuição: o caso de um centro de distribuição de peças automotivas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
275537.pdf 16.58Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar