Os Saberes docentes na classe hospitalar

DSpace Repository

A- A A+

Os Saberes docentes na classe hospitalar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cardoso, Terezinha Maria pt_BR
dc.contributor.author Comin, Juliana Oliveira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T08:58:00Z
dc.date.available 2012-10-24T08:58:00Z
dc.date.issued 2012-10-24T08:58:00Z
dc.identifier.other 280384 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92446
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo desvelar os saberes docentes construídos por duas professoras que atuam na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão - Florianópolis, SC. Para tanto, buscou-se conhecer a história de vida das professoras e suas práticas pedagógicas, para então compreender os saberes docentes acionados por elas no fazer pedagógico no ambiente hospitalar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada em instrumentos de coleta dos dados como observações participantes, entrevistas em profundidade e questionários. As evidências encontradas revelam que os saberes que as professoras utilizam para atuar na classe hospitalar provêm de diferentes instâncias, não somente da formação específica para a docência, ficando evidente o quanto a história de vida de cada uma das professoras, a formação escolar pré-profissional, assim como os saberes provenientes da formação profissional para a docência, a troca com os colegas de trabalho e com os seus alunos são constitutivos dos saberes mobilizados por elas na sua prática cotidiana na classe hospitalar. O trabalho revela também uma prática voltada para a escuta pedagógica que atenta para a valorização da singularidade das expressões de vida de cada educando, de estar atento ao que ele quer dizer nas suas expressões e silêncios. Uma escuta que transcende o físico e é agenciadora de conexões entre intelecto, emoção e pensamento, numa perspectiva de atenção integral. Nesse sentido, uma das possibilidades que emergem para a docência na Classe Hospitalar é construir, de mãos dadas com os sujeitos envolvidos na dinâmica educacional escolar, uma prática pedagógica que se oriente por uma ética do cuidado. Uma prática docente que acolhe os anseios dos sujeitos, orientada por uma atitude de escuta sensível do Outro, que confere legitimidade aos desejos do Outro. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Doenças pt_BR
dc.subject.classification Hospitalização pt_BR
dc.subject.classification Crianças hospitalizadas pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Professoras pt_BR
dc.subject.classification História de vida pt_BR
dc.title Os Saberes docentes na classe hospitalar pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
280384.pdf 791.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar