dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gómez, Luis Alberto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cardoso, Marcelo Herondino |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T08:35:14Z |
|
dc.date.available |
2012-10-24T08:35:14Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-24T08:35:14Z |
|
dc.identifier.other |
272439 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92406 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Dentre as ferramentas disponíveis para implantar produção colaborativa de conhecimento nas organizações, a utilização de wikis vem ganhando destaque e se mostrando uma solução de baixo custo e elevado grau de eficiência. No entanto, algumas dificuldades ainda surgem durante a tentativa de popularização desse tipo de tecnologia. Além das questões culturais intrínsecas às organizações, as próprias limitações tecnológicas acarretam problemas, fazendo com que projetos promissores sejam abandonados sem alcançar a totalidade dos objetivos planejados. Neste trabalho, são estudados os problemas mais comuns que surgem durante o processo de implantação de um wiki nas organizações e propostas soluções para estas dificuldades. Mais que isso, são avaliadas as questões culturais concernentes ao tema e também sugeridas estratégias para uma implantação com sucesso. O principal objetivo é descobrir formas para que o wiki se torne uma ferramenta de uso comum na organização e o projeto não seja abandonado. Solidificar o conceito de produção colaborativa através de wiki é o grande desafio que se apresenta à solução. Para buscar as respostas e soluções, foram estudadas instalações anteriores, avaliadas as diversas opções de software disponíveis e realizada a criação de um wiki no Tribunal de Justiça de Santa Catarina - o TJWiki. A partir dessa instalação, o trabalho de campo permitiu que fossem corroboradas - ou por vezes desmentidas - teorias iniciais sobre o assunto, resultando em um compêndio que se propõe a apresentar as melhores práticas para alcançar os objetivos propostos. O trabalho realizado destaca a importância de apoio institucional para o sucesso do projeto, não se limitando, portanto, aos aspectos técnicos da tecnologia empregada. Por fim, a avaliação dos resultados com base nas estatísticas colhidas permite detectar pontos de estrangulamento do trabalho e sugere melhorias no modelo proposto, bem como recomendações para a continuidade do presente trabalho. |
pt_BR |
dc.format.extent |
95 f.| grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia e gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Intranet |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ferramentas de busca na Web |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Wikipedia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Produção do conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Produção colaborativa de conhecimento: o uso de wiki no ambiente corporativo |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |