Central Station and issues of identity in film form and critical debates

DSpace Repository

A- A A+

Central Station and issues of identity in film form and critical debates

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Corseuil, Anelise Reich pt_BR
dc.contributor.author Savi, Melina Pereira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T08:06:42Z
dc.date.available 2012-10-24T08:06:42Z
dc.date.issued 2012-10-24T08:06:42Z
dc.identifier.other 276265 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92355
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trata de questões relacionadas à construção de uma identidade cultural brasileira no filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, a partir da perspectiva fílmica e também relacionada aos debates críticos que o filme gerou em resenhas americanas e brasileiras. Argumenta-se que o filme é uma metáfora da busca por identidade, argumento usado pelo próprio diretor. Esta busca se dá no nível pessoal, no caso das personagens principais, Dora e Josué, e nacional, já que o filme encoraja a associação da jornada das personagens a uma busca pela identidade nacional brasileira. A pesquisa buscou encontrar os elementos fílmicos que remetem a essa hipótese de que o filme é uma metáfora da busca por identidade, bem como de que forma (e se) os debates críticos gerados a partir do filme identificaram essa questão da busca. Para teorias de identidade, autores como Stuart Hall, Zygmunt Bauman e Robert Stam foram usados. Para teoria fílmica foram usados trabalhos de David Bordwell e Marcel Martin. Para estudos em cinema brasileiro, leituras de trabalhos de Luiz Zanin Oricchio, Robert Stam e Sidney Ferreira Leite foram realizadas. A análise mostrou que o filme, de fato, traz elementos que podem ser relacionados à metáfora da busca por identidade. pt_BR
dc.description.abstract This research addresses questions related to the construction of a Brazilian cultural identity in the film Central Station, directed by Walter Salles, from the perspective of film form, and concerning the critical debates prompted by the film in Brazilian and American reviews. The film is argued to be, by the director himself, a metaphor for the search for identity, both personal, in the case on the main characters, Dora and Josué, and national, since the film encourages the association of the characters' journey to a search for a Brazilian identity. What this research sought to find were the elements in film form that relate to this hypothesis of the film as a metaphor for the search of identity, and how and if the critical debates prompted by the film identified the issue of identity. For the issue of identity, critics such as Stuart Hall, Robert Stam, and Zygmunt Bauman were invoked. For Film Studies, theorists such as Bordwell and Marcel Martin were used. For readings in Brazilian Cinema, the works of Luiz Zanin Oricchio, Robert Stam and Sidney Ferreira Leite were used. The analysis showed that the film, indeed, brings elements that can be related to a metaphor for the search for identity. en
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Cinema pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Metafora pt_BR
dc.subject.classification Identidade pt_BR
dc.subject.classification Critica cinematografica pt_BR
dc.subject.classification Teoria cinematografica pt_BR
dc.title Central Station and issues of identity in film form and critical debates pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
276265.pdf 2.564Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar