Formação de trabalhadores e movimento sindical: desenvolvimento e consolidação da política nacional de formação da Central Única dos Tabalhadores (CUT) na última década (1998-2008)

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Formação de trabalhadores e movimento sindical: desenvolvimento e consolidação da política nacional de formação da Central Única dos Tabalhadores (CUT) na última década (1998-2008)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tumolo, Paulo Sérgio pt_BR
dc.contributor.author Corrêa, João Guilherme de Souza pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T07:55:40Z
dc.date.available 2012-10-24T07:55:40Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 263462 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92335
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa de mestrado buscou fazer uma investigação, de extração sociológica, dos significados e envolvimentos políticos advindos das práticas assumidas pela Política Nacional de Formação (PNF) da Central Única dos Trabalhadores (CUT) nos últimos 10 anos (1998 a 2008), em associação com a discussão da importância do elemento auto-formativo para trabalhadores e a relação da PNF com as estratégias políticas adotadas pela CUT em cada contexto histórico. Assim, atentamos para o acontecimento que, atividades auto-formativas da classe trabalhadora, sejam elas voltadas para a formação política, sindical, profissional ou de sentido pedagógico mais geral, são freqüentes nos seus movimentos e organizações ao longo da sua história e estiveram sempre a serviço das estratégias de intervenção política que o movimento vislumbra para cada conjuntura. O valor positivo destas atividades reside no fato de que a organização independente da classe proletária, visando a construção e a fixação social de uma própria concepção de educação, trás em si a potencialidade de atender em primeira instância os seus interesses mais imediatos, mas podendo projetar a construção da assistência dos seus interesses históricos. Não foge à regra o movimento operário brasileiro; de longa data suas instituições têm se organizado para discutir e efetuar coletivamente experiências de organização sindical, de mobilização e também de uma modalidade classista antagônica de cultura e de visão de mundo importante para a prática política revolucionária. Assim, desde a sua fundação, a CUT tem praticado uma modalidade de formação sindical, inserida na sua PNF, em ampla reciprocidade com sua estratégia política. Se a princípio, a PNF era voltada a uma concepção de mundo crítica, em consonância com a práxis de oposição socialista da CUT ao modelo de desenvolvimento econômico brasileiro, através de escolhas políticas e de determinações estruturais, o referencial revolucionário, expresso nas atividades de formação, foi se tornando rarefeito ao longo dos anos, e a educação profissional e a alfabetização de adultos, com recursos públicos, se converteu em prática prioritária da sua PNF. Se por um lado, nota-se a complexificação da sua estrutura funcional e organizativa a partir da disputa de verbas do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) em fóruns tripartites, por outro lado, há um retrocesso da formação crítica teórica do conteúdo desses cursos. Assim, desde 1998, a prática da PNF/CUT se confunde com as propostas oficiais, uma vez que limita-se a atuar segundo políticas educacionais do governo federal. A sua vinculação ao institucionalismo estatal se torna mais evidente no período do Governo Lula, quando se converte em correia de transmissão das concepções de educação oficiais. A ênfase atual na formação de dirigentes é reflexo do afastamento da luta nas bases, não mais produzindo lideranças forjadas no calor da luta política. Como defesa retórica de sua estratégia reformista, a PNF diz fazer disputa de hegemonia na sociedade civil das concepções de educação, mas na verdade ela revela o abandono da concepção de que os trabalhadores são os sujeitos políticos da história e de que o Estado é um aparelho de dominação de classe. pt_BR
dc.format.extent 131 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Sindicalismo pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.subject.classification Política Nacional de Formação (CUT) pt_BR
dc.title Formação de trabalhadores e movimento sindical: desenvolvimento e consolidação da política nacional de formação da Central Única dos Tabalhadores (CUT) na última década (1998-2008) pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Torriglia, Patricia Laura pt_BR


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