dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Almeida, Felipe Quintão de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T07:09:05Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T07:09:05Z |
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dc.date.issued |
2012-10-24T07:09:05Z |
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dc.identifier.other |
271633 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92249 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009 |
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dc.description.abstract |
Apresenta uma redescrição da "agenda pós-moderna", conceito cunhado pela teórica marxista Ellen Wood para caracterizar o pensamento da Esquerda Ocidental que (sobre)viveu à passagem pela década de 60 do século XX. A tese de uma agenda pós foi assumida pelo marxismo pedagógico brasileiro como chave-de-leitura para enfrentar a reordenação epistemológica e política (sua pluralização) do campo educacional nos últimos 15 anos: o "clima intelectual generalizado" que o expressa. Com o objetivo de testar esse diagnóstico, analisa a filosofia daquele que, para a tradição marxista, forneceu o mais vivo e penetrante rumo da agenda pós-moderna na atualidade: o filósofo estadunidense Richard Rorty. Põe em cena um conjunto de descrições e redescrições de seu trabalho. Inicia com a análise das características de sua filosofia (Rorty) que o inserem, segundo a crítica tecida pelo marxismo pedagógico, no espectro da pós-condição ou da agenda pós e, assim, legitimam a cruzada desencadeada contra ela. Investiga se elas se sustentam quando cotejadas com outra descrição da obra de Rorty, menos indisposta e cética à letra de sua filosofia. Reflete, ainda, sobre a tese segundo a qual os membros da agenda pós compartilham motivações e matizes filosóficas convergentes e/ou aproximadas. Discute se essa ideia resistiria à comparação da filosofia de Rorty com a de outros (supostos) membros da agenda pós. São eles: Jürgen Habermas e Michel Foucault. Demonstra, por meio das interlocuções propostas, como as afinidades ou convergências entre as matizes filosóficas que supostamente integram tal agenda são muito frágeis e débeis, "escondendo" divergências inconciliáveis que, em suas minúcias, minam qualquer diagnóstico de uma agenda que, no campo educacional, seja caracterizada como "pós-moderna". Conclui pela necessidade de se abandonar a tese de uma agenda pós em educação, ao mesmo tempo em que defende investigações pontuais e exaustivas das obras daqueles autores, pelo marxismo pedagógico, normalmente vistos como integrantes de tal agenda. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pos-modernismo |
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dc.title |
Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Vaz, Alexandre Fernandez |
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